Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL) apresenta na próxima quinta-feira (31), às 20 horas, no Cine Com-Tour/UEL, concerto da Temporada Ouro Verde 2017. A apresentação terá regência do maestro titular Alessandro Sangiorgi. A entrada é gratuita. A promoção é da Cultura de Cultura da UEL.

A primeira parte do programa contará com obras de dois compositores do século XX, um americano e outro brasileiro. A famosa obra Adagio para Cordas de Samuel Barber abrirá o concerto. Composta em 1936, foi inspirada na coleção de poemas intitulada "Geórgicas" do poeta romano Virgílio (Séc. I a.C.) que celebram a vida no campo e em harmonia com a natureza, símbolos de paz e serenidade.

Na sequência serão executadas várias obras curtas de Camargo Guarnieri, representante convicto do nacionalismo musical. Compostas entre 1928 e 1959, nelas é possível verificar todo o "brasileirismo" do compositor. Serão apresentadas: Toada Triste, Toada à Moda Paulista, Ponteio nº 48 e Dança Brasileira.

A segunda parte do programa contará com a Sinfonia nº 41 "Júpiter" de Mozart. Última sinfonia do compositor, escrita três anos antes de seu falecimento, é a mais monumental. Foi composta no verão de 1788, concomitantemente às Sinfonias nº 39 e 40, num inimaginável curto período de nove semanas. Embora não tenha sido atribuído pelo compositor, o título pelo qual é conhecida toma emprestado o nome do maior planeta do sistema solar, ou do deus mais poderoso da mitologia romana.

Agência UEL

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios