Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria da Cultura do Paraná e a Secretaria Nacional de Cultura do Governo do Paraguai firmaram um protocolo de intenções de cooperação cultural. O documento foi assinado no Palácio Iguaçu durante visita da ministra da Cultura daquele país, Mabel Causarano. Ela foi recebida pelos secretários estaduais para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns, da Cultura, João Luiz Fiani. 

Arns destacou a iniciativa de união de esforços na área da cultura, principalmente por se tratar de um país amigo e vizinho, como o Paraguai. “O encontro do Paraná com a ministra da Cultura do Paraguai foi muito interessante pelo fato de aproximarmos ainda mais os dois países, abrirmos oportunidades de encontros, de consolidação de novas perspectivas na área da cultura”, comentou. 

Para o secretário da Cultura, João Luiz Fiani, é um momento muito importante para a cultura do Estado. “Quando estive em Assunção, conversei com a ministra sobre os anseios do povo do Paraná e foi aí que surgiu a ideia do protocolo de intenções, favorecendo a vinda de artistas paraguaios e a ida de artistas paranaenses. Nosso sonho é criar um corredor cultural que ligue o Paraná ao Paraguai, com a troca de informações, de artistas, de todas as áreas da cultura”. 

“Nossos territórios têm muito em comum e também têm diferenças. A riqueza cultural tem a ver com isso, o que enriquece a comunicação pelo que temos em comum e o que temos de diferente”, disse a ministra da Cultura do Paraguai.

Estiveram presentes na reunião o diretor-geral da Casa Civil, Alexandre Teixeira, o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai, Vladimir Velazquez, o cônsul-geral do Paraguai no Paraná e em Santa Catarina, Ricardo Leopoldo Brugada Loizaga, a cônsul adjunta do Paraguai em Curitiba, Etelvina Ruiz, e o diretor da Bienal Internacional de Curitiba, Luiz Ernesto Meyer Pereira. 

A agenda da ministra do Paraguai com o secretário da Cultura incluiu uma visita ao Centro Cultural Teatro Guaíra e, ainda, visitas técnicas ao Museu Oscar Niemeyer, Casa Gomm e Museu de Arte Contemporânea, entre outros espaços. 

As ideias que surgiram do encontro serão traduzidas em propostas para o intercâmbio cultural entre o Paraguai e o Paraná, que serão anexadas ao protocolo de intenções assinado no em Curitiba.

AEN
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.