Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Trabalho e documentário produzido pela jornalista e professora do Curso de Audiovisual da Secretaria de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT), Thainara Fernandes, traz grandes contribuições para a cultura local

A jornalista e professora do Curso de Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã (SMCT), Thainara Pauleti Fernandes, 21 anos, encerrou o seu curso de Jornalismo na Unopar, de Londrina, produzindo um trabalho exemplar na área de comunicação e memória, que trouxe para cidade de Ibiporã uma grande contribuição para a área da cultura e preservação do patrimônio histórico e artístico local.

O trabalho, intitulado “Um tesouro em Ibiporã” recupera a história da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, fundada na década de 1960 e local onde residiu por 50 anos o artista plástico Henrique de Aragão, que faleceu em 2015.

Thainara, que é de Ibiporã, estagiou na Secretaria de Cultura e Turismo, onde se envolveu com a obra de Henrique de Aragão e com a Casa de Artes. Ela defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em dezembro de 2019, obtendo a pontuação máxima. A banca foi composta pelos professores Guilherme Lima e Sara Presoto (Unopar) e pelo pesquisador e mestre em Comunicação pela UEL, Jaime Kaster.

Documentário e a história oral

O trabalho teve o objetivo de expor, através do vídeo documentário "Um tesouro em Ibiporã", relatos de ex-alunos e professores da Casa de Artes e Ofícios Paulo VI, um espaço de difusão da cultura na cidade entre as décadas de 1960 a 1980, podendo-se entender a importância desse patrimônio para a cultura e história do município.

Por meio da história oral, experiências vividas ou testemunhadas são relembradas, interligando-as em uma única narrativa composta por olhares variados sobre o local. Com esses elementos, aborda-se nesta pesquisa a reflexão e explicação do vídeo documentário como produto jornalístico, ferramenta de recuperação histórica e também registro de memória coletiva.

O trabalho, digitalizado, está disponível no acervo do MHAI (Museu Histórico e de Artes de Ibiporã) e em breve estará também disponível para download na relação de “Publicações Históricas” de Ibiporã, no site da Secretaria de Cultura e Turismo:

http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br/.

Já o documentário você pode assistir no nosso canal oficial no Youtube (https://www.youtube.com/user/fcibipora/featured) ou acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=EMgkXZZOxYA&feature=emb_logo.

Jaime Kaster/Asimp/PMI

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios