Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Patrocinado pela Rio Paranapanema Energia, projeto exibe filmes e peça teatral em sala móvel com capacidade para 140 espectadores

Proporcionar sessões de cinema e teatro gratuitas para comunidades da Bacia do Paranapanema. Esse é o objetivo do projeto Estradafora, que exibe sua programação em Porecatu, nos dias 24 e 25, e Sertaneja, nos dias 27 e 28. Realizado pela ONG Teatro de Tábuas, o projeto circula pela região patrocinado, via Lei Rouanet, pela Rio Paranapanema Energia, companhia concessionária de oito hidrelétricas ao longo do Paranapanema.

O Estradafora permanece três dias em cada cidade. O primeiro é dedicado à montagem, quando a sala inflável de teatro e cinema, climatizada, com 140 lugares, é instalada em um local público. Em Porecatu, a estrutura ficará ao lado do Ginásio Municipal Issac Jubur (“Macacão”) e em Sertaneja, no Centro de Eventos. Já os dois últimos dias são dedicados às apresentações dos filmes e da peça.

As duas cidades receberão 10 sessões diurnas entre teatro e cinema, direcionadas a estudantes de escolas públicas. Em Porecatu, haverá ainda uma sessão de cinema noturna, aberta à comunidade. A expectativa é de alcançar um público de 1.400 pessoas por município.

Quanto à programação, cada cidade monta a sua a partir dos filmes disponibilizados pelo projeto. Nesta edição, os títulos são: “Pets, a Vida Secreta dos Bichos”, “Zootopia”, “A Era do Gelo 5”, “Curtas Disney”, “Alice Através do Espelho”, “Tudo o que aprendemos juntos” e “5X Favela”. O menu inclui, ainda, a peça teatral “Correntes”, uma montagem do Teatro de Tábuas.

O projeto Estradafora segue na região, em maio, visitando Andirá, nos dias 8 e 9, e Primeiro de Maio, nos dias 11 e 12. Ao todo, a temporada 2017 percorrerá 25 municípios próximos das hidrelétricas operadas pela Rio Paranapanema Energia, subsidiária do Grupo CTG no Brasil.

Sobre o Teatro De Tábuas

ONG fundada em 1999, atua em todo o território nacional criando e realizando projetos de democratização do acesso à cultura, descentralizando a produção e apresentação de bens culturais. Para isso, promove parcerias com o setor público, com a iniciativa privada e instituições do terceiro setor. O Circuito Estradafora é um projeto cultural itinerante que circula desde 2004 com espetáculos teatrais, cinema e oficinas. Sua estrutura exclusiva, uma carreta-auditório com cobertura inflável e capacidade para 140 pessoas, proporciona ao público todo o conforto, segurança e recursos técnicos necessários para a realização de atividades artísticas com qualidade.

Heloisa Miguel/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.