Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A próxima apresentação que acontece no dia 12 de abril às 10h30 no Guairão, sob a regência do maestro Luís Gustavo Petri terá como solistas André Ehrlich clarinetista e Jamil Bark fagotista, ambos integrantes da Orquestra Sinfônica do Paraná. Eles interpretarão o “Concertino duplo para clarineta e fagote, com orquestra de cordas e harpa”, obra de Richard Strauss, considerada de complexa execução, raramente incluída em programas de concerto.

Também no programa a abertura de “A Noiva Vendida” do compositor tcheco Bedrich Smetana. Ao contrário das suas óperas históricas e patrióticas “Os Brandenburgueses na Boêmia” e “Dalibor”, esta ópera apresenta tema cômico, inteiramente sob o signo do divertimento, da intriga camponesa e da festa popular. As composições de Smetana se tornaram sinônimo do seu nacionalismo, entre elas diversas óperas e um magnífico ciclo de poemas sinfônicos descrevendo sua terra natal.

A última peça do concerto é a “Sinfonia n°2, “Os Quatro temperamentos” (Op. 16) de Carl Nielsen, composta em 1901-1902 e estreada sob a regência do compositor em  dezembro de 1902 em Copenhague, foi dedicada ao pianista e compositor italiano Ferruccio Busoni.

André Ehrlich, 1º clarinetista da Orquestra Sinfônica do Paraná diz estar muito feliz e orgulhoso porque foi escolhido, mais uma vez, por seus colegas músicos para ser o solista, assim como aconteceu em 2013 quando interpretou uma obra de Mozart.

Para Jamil Bark fagotista e também integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná, este concerto é  muito importante pois, além de divulgar o instrumento e o compositor, é uma obra significativa do repertório para fagote solista com orquestra. Didaticamente integra o repertório para instrumentos de sopros no meio acadêmico. “Tocar a obra é mais que um desafio, é um prazer. É considerada difícil, visto que foi a última composição completa de Strauss e engloba características únicas e profundas de interpretação, bem como da técnica do fagote”, diz ele.

Asimp/Concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.