Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Companhia curitibana aborda o empoderamento feminino com solos inspirados em diferentes artistas e linguagens

Clarice Lispector, Júlio Cortazar e a linguagem do palhaço foram fontes de inspiração para as atrizes da Companhia de BifeSeco na montagem do espetáculo Bifes1_Mulheres em Solos. A peça, originalmente composta por seis solos, foi vencedora do troféu Gralha Azul e contemplada pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz. No Centro Cultural Sesi/AML (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro), no dia 13 de julho, às 19h, o grupo apresenta uma adaptação com três monólogos que traçam um pensamento de empoderamento feminino.

Além das premiações, a primeira versão de Bifes1 se apresentou no Festival de Teatro de Curitiba, circulou por cidades do interior do Paraná e fez temporada em São Paulo e Rio de Janeiro. Em Londrina, a companhia coloca em cena três solos desenvolvidos pelas atrizes Ciliane Vendruscolo, Patrícia Cipriano e Má Ribeiro.

Tendo como ponto de partida a obra e vida da escritora Clarice Lispector, a atriz Ciliane Vendruscolo busca trazer as sensações e devaneios de uma mulher que se sente aprisionada dentro dela mesma. Em um diálogo com o invisível, dentro de sua própria casa, a personagem relata fragmentos de sua história.

Patrícia Cipriano inspira-se no romance “O Jogo da Amarelinha”, de Julio Cortazar, para expor crueldades e esquemas de conquista nas relações. Desde o primeiro encontro com o outro até a apresentação de um mundo maravilhoso e irreal, tudo está programado. As facetas de uma mulher que de tudo se cansa e que vive a ensaiar a entrada das cartas que escreve é exposta e se confunde com a realidade, que embora cruel, é verdadeira.

Inspirada na linguagem do clown, Má Ribeiro desenvolve o que chama de uma nova Odisseia no Espaço, ou uma simplória Jornada nas Estrelas. O objetivo é chegar ao significado da infinitude do Universo. A atriz propõe o jogo de uma palhaça no vácuo desses questionamentos, da física quântica, de um mundo absurdo com infinitas possibilidades, de um medo fantástico do infinito. Por esse solo, Má Ribeiro ganhou o Troféu Gralha Azul de Melhor Atriz.

A Companhia de BifeSeco é um coletivo de artistas de diferentes regiões do país que, entre outras pesquisas, explora uma linguagem de comédia contemporânea onde a música e a plasticidade da cena são elementos primordiais na construção narrativa.

Asimp/Sesi Londrina

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.