Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Como parte das comemorações natalinas e também pelo aniversário de Londrina, os londrinenses podem visitar o Museu Histórico Padre Carlos Weiss para conhecer o Presépio Dutra. De propriedade da família de Lauro Dutra, dono da famosa alfaiataria que ficava na rua Sergipe, bem no centro da cidade, o presépio foi doado ao museu em 2013. Durante a época em que Londrina era conhecida como “Capital Mundial do Café”, o presépio era montado todos os anos para o Natal, e atraía muitos visitantes.

Segundo a curadora do Museu Histórico, Regina Célia Alegro, o presépio era uma das grandes atrações da cidade, especialmente durante seu auge na década de 50. “Pessoas de outras cidades e estados que vinham até Londrina faziam questão de ver o Presépio Dutra. Era uma sensação no período do Natal, pois ele é um presépio articulado que utiliza energia elétrica, e isso era uma grande novidade na época”, explicou.

Com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), em 2014 o Presépio Dutra foi restaurado e instalado no Museu Histórico para visitação do público. Regina acrescentou que na ocasião também foi elaborado um material educativo, distribuído para escolas da cidade. “Agora no Natal 2015, os visitantes que forem ao museu vão receber essa cartilha, que conta a história do Presépio Dutra. Convido os londrinenses e visitantes a conhecerem ou reverem esse símbolo da história da cidade. É um presépio simples e singelo, mas bem elaborado e que vale a pena apreciar”, ressaltou.

O Presépio Dutra está instalado no túnel do Museu Histórico, na rua Benjamim Constant, 900. A entrada é gratuita, e o museu conta com estacionamento para os visitantes. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. Aos sábados e domingos, o museu é aberto das 9 horas às 11h30, e das 13h30 às 17 horas.

Grupos de visitantes com mais de doze pessoas podem agendar previamente um tour com guia, pelo telefone (43) 3323-0082. 

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.