Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O filme “Leste Oeste”, primeiro longa metragem produzido em Londrina, conquistou na segunda-feira (7), o prêmio Van Gogh de Melhor Longa Dramático Internacional, no Amsterdam Film Festival. A obra, que contou com patrocínio da Prefeitura de Londrina através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), tem direção, roteiro e montagem do cineasta Rodrigo Grota, e produção da Kinopus Audiovisual.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, o Promic trabalha de forma orgânica, incentivando a diversidade da cultura londrinense.“Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e outras instituições, foi criado o Arranjo Produtivo Local do Audiovisual de Londrina e região. Recentemente, a Prefeitura firmou acordo de cooperação com o Ministério da Cultura, para implantação de um núcleo de produção digital. Isso mostra que o setor tem se mostrado organizado, e está se desenvolvendo em todo o país e aqui também, principalmente por meio de novas políticas de fomento. Além disso, ressalta a importância de investimentos via Promic”, apontou.

A estreia de Leste Oeste ocorreu em 2016 no 20º Cine PE – Festival Audiovisual de Pernambuco, realizado em Recife. No festival, a produção ganhou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Atriz. ”De lá para cá, o filme já passou por outros festivais e também foi premiado, nos Estados Unidos, México e agora na Holanda. Isso para nós é muito bom, pois é um longa-metragem produzido com recursos modestos, e que traz visibilidade para a produção local. Também mostra que um projeto de Londrina pode ter circulação não só na região, no Estado, mas também em outros países”, afirmou o diretor.

A equipe do filme, incluindo elenco, é formada em sua maioria por londrinenses. Segundo Grota, esse era um dos objetivos do projeto, estimular a produção local através de um longa-metragem realizado por profissionais da cidade.

Além de “Leste Oeste”, outros filmes, de curta e longa-metragem, foram produzidos na cidade com recursos do Promic. Grota citou a Trilogia do Esquecimento (Satori Uso, Booker Pittman, Haruo Ohara), produzida pela Kinoarte em parceria com a Kinopus, e que hoje soma mais de 40 prêmios obtidos em festivais nacionais e internacionais. “Em 2014, essa trilogia foi exibida em uma Sessão Especial na Cinemateca Francesa, em Paris. E o próximo longa, que trata do assalto ao banco Banestado, já está em etapa de finalização e deve estrear em breve”, contou.

Leste Oeste foi selecionado para receber recursos do Promic nas edições de 2013 e 2015. Para o cineasta londrinense, a mais recente conquista do filme reforça a importância do programa de incentivo. “Há 15 anos o Promic é essencial para a produção audiovisual na cidade. Graças ao programa, Londrina tem seu primeiro longa-metragem. A produção local passou a ficar mais sólida, novos profissionais foram formados, e a cidade conseguiu ser destaque nacional na área de cinema”, ressaltou.

Grota acrescentou que a influência do Promic vai além do setor cultural de Londrina. “Ele também traz um impacto social, na educação e na geração de empregos. Vários projetos patrocinados pelo Promic viabilizam o acesso à cultura, em especial para pessoas que moram na periferia. O Promic é essencial para a cidade, e não deve ser pensado como um programa só da área de cultura, ele tem consequências diretas em outras instâncias”, frisou.

Sinopse – “Leste Oeste” tem o enredo centrado em Ezequiel, ex-piloto de testes que, após 15 anos, volta a sua cidade natal para disputar uma última corrida. Na história, o personagem interpretado pelo ator gaúcho Felipe Kannenberg enfrenta situações diversas ao reencontrar três pessoas. Uma delas é Stela, seu antigo affair, interpretada pela atriz paulista Simone Iliescu. Os outros são o seu pai Angelo (José Maschio) e o jovem Pedro (Bruno Silva), de 16 anos, que sonha em se tornar piloto profissional.

Elenco - Felipe Kannenberg (Ezequiel), Simone Iliescu (Stela), Bruno Silva (Pedro), José Maschio (Angelo), Filipe Garcia (Nick), Letícia Conde (Bruna), Ciça Guirado (Cecília), Edu Reginato (Vinte e Cinco), Aloysio Moreira (Aloysio), Poka Marques (Apolo), Luiz Rossi (Eugenio), José Belaque (O Espanhol), Cláudio Müller, Marquinhos Freire Gomes, Marc Arnoldi, Nick Scomparim, Mariana Chinchilla Resende, Miguel Roque, Maíra Dellazeri Cortez, Manu Garcia, Gabriel C. Sgarioni, Oscar Pereira, Ademir A. Pereira, Sérgio Ricardo Lima, Gabriel Perez, entre outros.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.