Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os profissionais que trabalham na área cultural do Paraná terão acesso a cursos de extensão e pós-graduação gratuitos a partir do ano que vem. O secretário de Estado da Comunicação Social e da Cultura, Hudson José, assinou na quinta-feira (03), em Londrina (Norte), o termo de parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), que ofertará os cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD) para gestores, produtores e conselheiros de cultura.

O anúncio foi feito no histórico Cine Teatro Ouro Verde, durante a abertura do 17º Festival de Dança de Londrina. No evento, também foi lançado oficialmente o terceiro edital do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), que vai destinar R$ 33 milhões, em renúncia fiscal, para dez áreas artístico-culturais.

De acordo com o secretário, a qualificação dos profissionais da área atende aos pedidos feitos nas audiências regionais de Cultura, promovidas pelo Governo do Estado neste ano, com a participação de 1.319 pessoas, de 145 municípios.

“Uma das questões abordadas nesse processo foi a dificuldade de qualificação dos agentes que atuam na área cultural. A secretaria acatou esse pedido, a UEPG respondeu ao nosso chamado e formatou esses cursos”, explicou Hudson José.

“As capacitações vão atender as demandas que muitos grupos culturais têm, como a dificuldade de finalizar e apresentar projetos para captação de recursos, tanto para o Profice como para outras leis de incentivo”, salientou o secretário.

Cursos

Neste primeiro momento, serão ofertados três cursos: a pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas de Cultura, com mil vagas e 360 horas; os cursos de extensão para Produtor Cultural, com mil vagas e 40 horas de formação; e para Conselheiros de Cultura, com a disponibilidade de 750 vagas.

Por se tratar da modalidade EAD, profissionais de todo o Paraná poderão participar das formações. A secretaria, porém, estuda firmar parcerias com as outras universidades estaduais para dar mais capilaridade às capacitações.

A assessora da Secretaria da Comunicação Social e da Cultura Elietti de Souza explicou que as formações foram pensadas tendo em vista as diferentes etapas do processo cultural. “Não basta ter apenas o recurso, é preciso que as pessoas tenham capacidade de fazer a produção cultural, saibam fazer a gestão das políticas públicas da área”, disse.

Ela acrescentou que toda a gestão de política pública passa pelo controle social, feito pelos conselhos municipais e estadual de Cultura. “Para que o conselheiro esteja apto para a função, também foi solicitada a capacitação na área, para melhorar a capacidade de discussão das políticas culturais”, completou Elietti.

Pergamum

Na solenidade também foi assinado o termo de cooperação técnica entre a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura e a Prefeitura de Cambé. O objetivo é a implantação do sistema Pergamum Museus, destinado ao gerencimento museologico da instituição, incluindo a digitalização e o cadastramento de todas as obras e peças do acervo do Museu Histórico do município.

Festival De Dança

A programação do Festival de Dança de Londrina segue até 13 de outubro e conta com 15 espetáculos nacionais e internacionais, além de oficinas e outras atividades paralelas.

O evento tem apoio do Profice e é patrocinado pela Copel. A abertura nesta quinta-feira foi com o espetáculo A Sagração da Primavera, do Balé do Teatro Guaíra.

Presenças

Participaram da solenidade o diretor-geral do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG, Carlos Willians Jaques Morais; a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter; o diretor artístico do Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheito; o secretário municipal de Cultura de Londrina, Caio Cesaro; a coordenadora-geral do Festival de Dança, Daniele Pereira; e a diretora-presidente da PalcoParaná, Nicole Barão.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.