Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Maior seleção pública para circulação de peças teatrais no país, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura anunciou ontem (04/09) os projetos selecionados em sua quarta edição, com investimentos de R$ 15 milhões para o biênio 2015-2016. Ao todo, foram escolhidos 83  espetáculos, com representantes de todas as regiões do País, nas categorias adulto (67) e infanto-juvenil (16). As apresentações ocorrerão em todos os estados, em 119  municípios.

Este ano, o PPDC teve um crescimento de 42% nas inscrições em relação à última seleção, com projetos oriundos de 22 Unidades Federativas. O objetivo do programa é contemplar projetos teatrais não inéditos, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. Assim como nas outras edições, ele conta com a parceria com Ministério da Cultura (MinC). No período de 2009 a 2014, a BR viabilizou a circulação de 160 espetáculos teatrais, com mais de duas mil apresentações em todos os estados, atingindo público superior a 500 mil pessoas.

Anúncio

No evento de divulgação dos vencedores, na Sede da BR, estiveram presentes o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Sefic/MinC), Carlos Paiva, o presidente em exercício da Petrobras Distribuidora, Carlos Alberto Barra Tessarollo, representantes da classe artística e dos projetos inscritos.

O secretário Carlos Paiva destacou a importância do programa: “As empresas que realizam seleções públicas para definir a aplicação de recursos de incentivo fiscal qualificam os resultados dos mecanismos de fomento do Ministério da Cultura. O Programa Petrobras Distribuidora de Cultura insere critérios de mérito artístico-cultural diante de um panorama da rica produção teatral brasileira e resguarda princípios de descentralização dos recursos aplicados, avançando, a cada ano, no equilíbrio regional de seus resultados.

Ele destacou ainda o caráter inclusivo do PPDC: “Além de potencializar o intercâmbio artístico, o Programa, nesta edição, destaca a necessidade de medidas de acessibilidade, tema ainda periférico nas produções teatrais. É uma iniciativa exemplar que comprova como é possível alinhar políticas de patrocínio com o compromisso de contribuir para o desenvolvimento do setor cultural brasileiro.

Já Alena Aló, gerente de Patrocínios da Petrobras Distribuidora, sintetizou os objetivos da companhia: "Como uma empresa presente em todo o Brasil, a BR vê a importância de capilarizar também suas ações de patrocínio, exposição de marca e relacionamento. Por isso, buscamos ampliar a abrangência do PPDC, para extrapolar os tradicionais eixos de produção e circulação. Todos ganham: a BR, a classe artística envolvida, mas principalmente o público de todo o País, que verá espetáculos de qualidade em suas próprias cidades", afirmou.

Inclusão

Todas as apresentações oferecerão um instrumento de acessibilidade - Libras ou audiodescrição – e serão realizados, em todas as cidades da circulação,  encontros com grupos locais, possibilitando o intercâmbio de linguagens e práticas cênicas.

A lista completa dos projetos selecionados pelo Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, para o biênio 2015/2016, está disponível no site www.br.com.br/cultura.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.