Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Elaborado por servidoras municipais, o projeto terá narrativas sobre a importância do café para o desenvolvimento econômico da cidade

Neste mês, a Secretaria Municipal de Cultura dará início ao projeto “Lendas de Londrina: palavras que lembram o café”. Todas as sextas-feiras, até o mês de novembro, serão realizadas ações de incentivo à leitura e contação de histórias para disseminar conteúdos sobre a cultura do café, que marcou a história do município. A primeira atividade será no dia 19 de junho, às 10 horas, na Biblioteca Pública Municipal do Centro Cultural Lupércio Luppi, na  avenida Saul Elkind, 790. O projeto também será realizado na Biblioteca Municipal Infantil, Biblioteca Ramal Vila Nova e Biblioteca Municipal CEU. Interessados em agendar visitas para participar do projeto devem entrar em contato com a unidade mais próxima.

O projeto foi idealizado e elaborado pelas servidoras municipais Leda Maria Araújo, responsável pelo Programa Municipal de Formação na Área Cultural (Promfac); Pamela Cristina Salles, gerente de Ação Cultural da Secretaria  Municipal de Cultura, e a bibliotecária Marli Meisen Bleinroth, responsável pela Sala Londrina, acervo da Biblioteca Municipal Professor Pedro Viriato Parigot de Souza.

De acordo com Leda Maria Araújo, foram recuperadas e compiladas histórias e anedotas, que serão contadas por cinco contadoras, além de brincadeiras e jogos que vão abordar a cultura cafeeira em Londrina, que colocou o município em destaque no Brasil, até a década de 70, e teve papel fundamental para crescimento e desenvolvimento econômico da cidade. “A intenção é transmitir conteúdos interessantes e preservar a memória sobre parte importante da história da cidade através de ações divertidas e construtivas. Além dos contos e leituras, serão expostas fotos antigas, em preto e branco, relativas ao cultivo do café e também algumas mudas do produto”, explicou.

Os contos e lendas que compõem o projeto foram coletados e compilados do acervo do Museu Histórico de Londrina, da Diretoria de Patrimônio Artístico e Histórico-cultural e das obras da Sala Londrina.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.