Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Alunas da Escola Municipal Moacyr Camargo Martins venceram entre estudantes do 2º ano da rede pública e privada, de todo país

Um projeto desenvolvido na Escola Municipal Moacyr Camargo Martins, na região norte, foi vencedor do concurso cultural Menino Maluquinho 40 anos. Organizado pela Editora Melhoramentos, o prêmio é nacional e comemora o aniversário do personagem, criado por Ziraldo em 1980. Os vencedores foram anunciados na segunda-feira (14).

Conduzidas e incentivadas pela professora Lizandra Martins dos Reis Valente, as alunas Barbara Lima Pinheiro Sales e Sofia Lima Pinheiro Sales ficaram em primeiro lugar na Categoria I, que teve participação de alunos do 1° e 2° anos do Ensino Fundamental de todo país.

Para participar do concurso cultural, a professora aproveitou o conteúdo que repassou aos alunos ao longo do ano. “Todo ano escolho dois autores ou personalidades para um projeto mais longo, e no final do ano passado decidi que trabalharia Ziraldo com eles. Tive a oportunidade de conhecê-lo em 2012 e ele foi tão bacana, carismático, que essa experiência me marcou”, disse.

Além do Menino Maluquinho, que já virou filme, história em quadrinhos e peça de teatro, os alunos conheceram outras obras e aprenderam a biografia do autor.

Quando soube do concurso, Valente, que é professora na biblioteca da escola, decidiu convidar alguns alunos para participar. “A história as crianças conhecem muito bem. Mas não teria como fazer com toda a escola, então chamei alguns alunos que possuem pais bem participativos, do primeiro ao terceiro ano. Cada um fez uma atividade diferente, os pais toparam participar e foram muitos legais. Toda semana eles estavam lá na escola tirando dúvidas, até que finalizamos e inscrevemos os três alunos”, explicou.

Na Categoria I, foram inscritos dois trabalhos. A aluna Mariana Rosa Vieira, do 1°ano, fez um jogo chamado “Menino Maluquinho em…perdido na trilha”. O projeto vencedor das irmãs Barbara e Sofia, do 2º ano, foi o fantoche do Menino Maluquinho.

E na Categoria II, voltada aos estudantes do 3º ao 5º ano, participou Ana Clara Mangnani, do 3º ano, com o texto “A história do Menino Maluquinho”. Apesar de reconhecer o alto nível dos trabalhos, a professora ficou surpresa com a vitória. “Eu esperava algum reconhecimento sim, porque os trabalhos ficaram muito bons. Mas ver o nome da escola e dos alunos no anúncio do prêmio foi emocionante. Tinham estudantes do Brasil inteiro, afinal era um prêmio nacional, e esse destaque deixou toda a escola muito feliz”, comemorou.

Pela conquista, as alunas receberão um certificado exclusivo. A escola será agraciada com um prêmio em vale compras, no valor de R$1.500, para aquisição de materiais pedagógicos, didáticos, ou realizar melhorias na unidade. A escola também vai receber um troféu e dois livros da edição especial 40 anos do Menino Maluquinho, autografados pelo time Ziraldo.

Em tempos de pandemia, quando as atividades presenciais ficaram restritas ou suspensas por conta da Covid-19, as escolas foram seriamente afetadas. Essa mudança refletiu nos alunos, professores e demais envolvidos no ambiente escolar, exigindo muitas adaptações. “O prêmio físico é simbólico, ter incentivado e despertado esse interesse nos alunos fez todo esforço e todo cansaço valer a pena. Nós, professores, tivemos que nos reinventar, aprender a contar histórias para uma câmera ao invés das crianças. Mas valeu a pena”, finalizou a professora.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.