Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nos dias 17 e 18 junho, Londrina receberá o músico Luciano Silva. Educador musical, guitarrista, compositor, arranjador e produtor, Luciano  é graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em História Social.

No cenário musical desde de 1987, Luciano atuou em várias bandas de jazz, MPB e rock. Criou trilhas sonoras para diversos espetáculos teatrais e, no campo fonográfico, fez produção musical e arranjos para diversos discos, entre eles, o disco  “Um”, de Otávio Vazzi, “Pega no Ar”, de Roberto Oliveira, e “Universo Quintal”, de Tonho Costa. Atualmente, Luciano dedica-se a  ensinar violão, guitarra, improvisação, percepção, teoria e história da música.

No dia 17 de junho, às 19h30, Luciano irá ministrar um workshop sobre estruturas melódicas e improvisação no auditório da Sonkey Instrumentos Musicais. Para participar, basta levar um quilo de alimento não perecível.

No dia 18, o Teatro Zaqueu de Melo recebe o show de Luciano Silva e banda formada por André Mendes (contrabaixo), Marcello Casagrande (vibrafone), Gilberto de Queiroz (sax e trompete) e Bruno Cotrim  (bateria). A proposta da apresentação é estabelecer um diálogo entre algumas das principais tendências estéticas do jazz contemporâneo, como o free jazz, ECM e fusion, e estilos que  fundamentaram os musicais do gênero, como o bebop e o modal, por exemplo. O repertório trará algumas obras do guitarrista Pat Metheny, do baterista Brian Blade, do pianista Thelonious Monk, de Hermeto Pascoal, além de uma composição autoral do próprio Luciano Silva.

O workshop e o show com Luciano Silva  integram o Projeto Harmônico, que tem como objetivo tornar acessível ao público o trabalho de grandes artistas de renome internacional. Idealizado pelos produtores Tonho Costa e Jorge Fordiani, o projeto prevê a realização de nove eventos, entre shows e workshops,  ao longo de 2015.  Téo Lima foi o primeiro convidado e, após a vinda de Luciano Silva, o projeto ainda trará a cidade Mauro Albert, Adriano Grineberg e Eduardo Batistella.

Para Tonho Costa,  o Projeto tem alcançado com sucesso o objetivo: "A primeira parte do projeto, o evento com o Téo Lima, foi maravilhosa. Todos os presentes tiveram a oportunidade de uma troca muito grande, tanto no contato com a historia de um grande nome da música brasileira no workshop, quanto no show, onde a musica contagiou a todos. Para o evento de junho já estamos felizes e ansiosos pelo altíssimo nível da música e da sensibilidade de Luciano Silva. A participação dele no Projeto Harmônico é fundamental, pois continuaremos envolvendo público e artista numa atmosfera de intensa beleza musical".

Bruna Batista/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.