Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Palestra virtual será realizada na segunda-feira (16); livro será cobrado no vestibular da UEL

Na próxima segunda-feira (16), às 18h30, o projeto Literatura na Biblioteca realiza uma palestra sobre o livro “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri.  A iniciativa está sendo desenvolvida em ambiente virtual, devido à pandemia da Covid-19, por isso os interessados em participar deverão acessar o canal oficial das Bibliotecas Públicas de Londrina, no Youtube.

A ação é gratuita e não é necessário fazer inscrição prévia para participar. O debate será conduzido pela mestre em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Modernas Miréia Vale.

A obra “Eles não usam black-tie”, escrita em 1955, é um marco na dramaturgia brasileira. A peça traz como tema central a greve dos operários, mas adota como pano de fundo reflexões universais sobre a fragilidade e os conflitos humanos. O texto parte de uma visão de mundo romântica e pressupõe uma série de valores básicos, imutáveis, através dos quais os problemas surgem, fazendo estourar conflitos em que os homens se debatem.

De acordo com a coordenadora de Atendimento, Programação e Extensão, da Secretaria Municipal de Cultura, Tatiane Batista dos Santos, o projeto Literatura na Biblioteca debate e discute as obras literárias solicitadas pelo vestibular da UEL. “A intenção é desenvolver o senso crítico e o pensar reflexivo dos participantes, por meio das palestras e discussões, bem como promover o acesso a literatura e incentivar a leitura”, disse.

A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Diretoria de Bibliotecas, com o Departamento de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL). As palestras e bate-papo são conduzidos e mediados por professores, mestrando e doutorandos do programa de Estudos Literários da UEL. Em 2021, os encontros irão ocorrer até o dia 29 de novembro.

Confira a programação dos próximos encontros: 

16/08 – “Eles não usam black-tie”, de Gianfrancesco Guarnieri

13/09 – “Poemas escolhidos de Gregório de Matos”, de Gregório de Matos

18/10 – “Clara dos anjos”, de Lima Barreto

08/11 – “Contos novos”, de Mário de Andrade

29/11 – “O vendedor de passados”, de José Eduardo Agualusa 

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.