Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com a digitalização de 28 mil negativos fotográficos, projeto reúne fotos inéditas das décadas de 70, 80 e 90 sobre o desenvolvimento de Londrina

O projeto Londrina Prateada resgata momentos históricos sobre o desenvolvimento da cidade, a partir da digitalização de 28 mil negativos fotográficos, que foram doados pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL) ao Museu Histórico de Londrina. A iniciativa é desenvolvida pelo fotógrafo Antonio Neto, em parceria com o Museu, e conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

O acervo reúne registros inéditos de fotógrafos como Hélio Silva, Elvira Alegre e outros, captando momentos distintos entre o final da década de 70 até meados do final da década de 90. O material digitalizado contempla construções de pontos importantes da cidade, visitas de autoridades, assim como o cotidiano do povo londrinense.

Segundo o fotógrafo e responsável pelo projeto, Antonio Neto, o trabalho tem como objetivo possibilitar o acesso da população sobre a história de Londrina, a partir de um material físico que estava guardado e sofrendo degradações. “A fotografia é registro, arte e memória. A digitalização do material é importante porque além de ser um patrimônio histórico e cultural de Londrina, possibilita que outras pessoas tenham acesso, seja para pesquisas ou para a população no geral”, disse.

Neto comentou, ainda, sobre a importância da fotografia nos dias atuais. “Com a digitalização de materiais, tem-se uma reflexão sobre como a fotografia está muito efêmera nos dias atuais. Onde as fotos estarão guardadas daqui a dez ou vinte anos? Será que teremos um material digital disponível para as próximas gerações? Porque esse material digitalizado só foi possível porque alguém fotografou e catalogou, e hoje tem essa importância histórica para a sociedade e para Londrina”, comentou.

Vídeos

Nas redes sociais do Museu Histórico de Londrina (Facebook, Instagram e Youtube) é possível conferir uma parte do trabalho desenvolvido pelo projeto, por meio de vídeos com fotos e narração sobre algum tema específico da cidade.

O último vídeo, divulgado dia 5 de dezembro, trouxe fotos inéditas da construção da avenida Leste Oeste, que teve início no governo do prefeito Wilson Moreira, em 1985. Os registros marcam o crescimento social e econômico da zona central da cidade.

Luana Souza/N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.