Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As atividades são desenvolvidas na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, que recebe patrocínio do Promic

Três projetos literários desenvolvidos pela Vila Cultural Cemitério de Automóveis, de Londrina, foram selecionados pelo programa “Bolsas de Fomento à Literatura”, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). São 83 projetos aprovados entre os 928 inscritos, com subsídio total de R$ 1,8 milhão. O resultado saiu no primeiro semestre e a homologação final em agosto. A previsão é de que as bolsas sejam depositadas até dia 30 de outubro.

O projeto “Sarau: prosa, poesia e outras delícias” é produzido por Christine Vianna na Vila Cultural Cemitério de Automóveis desde 2008 e já teve 55 eventos que reuniu a comunidade e artistas para ler, cantar, expor e interagir com várias formas de arte já foram realizados.

Na mesma categoria, o projeto “Um dedo de prosa”, do escritor e médico Marco Antonio Fabiani, com apoio de Christine Vianna, promove o encontro de escritores com estudantes, educadores e público em geral para uma conversa sobre literatura há quatro anos. O diálogo visa aproximar criadores e leitores. A iniciativa já proporcionou a distribuição de mais de 500 exemplares de livros pelas escolas da região.

Já o projeto “Para ler enquanto escolhe feijão”, de Edra Moraes, concorreu na categoria “Criação Literária”. Trata-se de uma coletânea de poemas da autora, que busca sintetizar as impressões e observações do mundo de forma simples e singular.

De acordo com a diretora da Vila Cultural Cemitério de Automóveis, Christine Vianna, as bolsas valorizam as iniciativas culturais desenvolvidas em Londrina. “É um reconhecimento nacional para a área literária como um todo, pois temos vários projetos e escritores importantes na região”, afirmou.

Os projetos de Christine Vianna e Marco Fabiani foram os únicos contemplados no Paraná na categoria “Sarau Literário”. A Vila Cultural Cemitério de Automóveis é patrocinada pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.