Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Gibis produzidos pelo Sebrae/PR atraem a curiosidade dos pequenos e os incentivam a olhar para um futuro empreendedor

Com o objetivo de despertar o interesse pelo comportamento empreendedor, o Sebrae/PR elaborou dois gibis com essa temática voltado ao público infantil. O material será distribuído para mais de 160 mil alunos das redes pública e privada, que participaram do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos, do Programa Educação Empreendedora em 2019/2020, em 139 municípios do Paraná. 

 “A intenção é dar continuidade ao trabalho e promover o desenvolvimento de competências empreendedoras, que são essenciais para a sociedade como um todo. Os alunos recebem os gibis e podem, de forma lúdica e até mesmo junto com a família, exercitar habilidades que serão importantes para a vida”, destaca o diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta.

De acordo com a coordenadora estadual de Educação Empreendedora do Sebrae/PR, Sônia Shimoyama, as publicações oferecerem aos alunos um conteúdo divertido e interativo, demonstrando a importância do protagonismo juvenil ao convidá-los para sonhar e acreditar em um futuro melhor.

 “Esperamos que muitos aprendizados sejam compartilhados e, com isso, exista um fortalecimento da importância do empreendedorismo inovador no ambiente escolar como um todo – na gestão escolar, na formação continuada do professor, na forma de levar os conteúdos aos alunos”, explica a coordenadora.

A intenção é que as crianças desenvolvam interesse e habilidades empreendedoras desde pequenos. (Créditos: Luiz Felipe Miretzki)

O material começou a ser entregue para estudantes do ensino fundamental I e II por meio das secretarias de Educação dos municípios ou das próprias escolas. Com design atrativo e interativo, o aluno despertará competências empreendedoras e irá perceber que o assunto não é só “coisa de gente grande”. O primeiro repasse das publicações aconteceu na quarta-feira (22) para a Secretaria Municipal de Educação de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

“O município tem buscado mecanismos de atividades que cheguem até as famílias e que possam incrementar as propostas de aprendizagem para esse momento. A entrega dos gibis acontece em um momento oportuno porque estamos com aulas presenciais suspensas. O material é educativo e expansivo para as famílias que também podem observar como o Sebrae trabalha”, sinaliza a secretária de educação de Colombo, Aziolê Maria Cavallari Pavin.

Um dos gibis, destinado ao ensino fundamental I, conta a história da Júlia. Ela conversa com o Xobi, seu amigo imaginário, que a aconselha a nunca parar de sonhar, a acreditar e fazer atividades que a levem mais perto da realização desse sonho. “O conteúdo traz histórias sobre sonhos e a importância do empreendedorismo social, em material impresso para que os alunos possam ler, reler, pintar, recortar e usar a criatividade”, pontua Sônia.

O Programa Educação Empreendedora tem como objetivo desenvolver a cultura do empreendedorismo junto aos atores envolvidos no ensino formal, como professores, gestores, comunidade escolar e, especialmente, estudantes. No que diz respeito aos professores, mais de 3 mil docentes paranaenses poderão assistir palestras online, com o intuito de promover conteúdo relevante a eles e reforçar o objetivo da entrega dos gibis aos alunos.

O Sebrae também oferta conteúdos de educação empreendedora de forma online. Basta fazer o login no site e preencher o formulário com os dados cadastrais. Em seguida, é só selecionar a opção “cursos para ensinar” e escolher a metodologia desejada por nível de ensino. É de graça.

Amanda de Santa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.