Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Cultura 29/10/2019  09h57

Quizomba: Rumo aos 15 anos

Em 2020 completa-se 15 anos de Quizomba: o samba e outros batuques.

A expectativa e a animação eram grandes quando no dia 20 de novembro de 2005 foi realizado o primeiro Quizomba, finalizando a XX Semana Zumbi dos Palmares (Semana da Consciência Negra). Na primeira edição, na Usina Cultural, pouco mais de 70 pessoas e a benção de Yá Mukumby (Dona Vilma), primeira pessoa a se apresentar no Quizomba. De lá pra cá foram dezenas de edições, vários formatos e muita disposição de lutar por um mundo melhor. Ao longo do tempo milhares de pessoas puderam vivenciar a riqueza das culturas populares brasileiras, principalmente as de matriz africana e indígena.

2020 também e o ano que marca os quinze anos da implantação do sistema de cotas na UEL, importante vitória do movimento negro e da universidade, que se tornou mais diversa e rica.

Veja também:

A brasilidade no canto coral

Para celebrar, no dia três de novembro, no Zerão, será realizada a quarta edição do projeto Quizomba Itinerante 2019, que já percorreu as regiões Norte, Sul e Oeste de Londrina.

As atividades, no entanto, começam antes. No dia 31 de outubro (quinta-feira), às 19h30m, haverá uma Roda de Conversa com o tema “Religiões de matriz africana e resistência político-cultural”, com a participação de Mãe Beth de Oxum* (Olinda-PE), Eddie Mansan, Mãe Cláudia Ikandayô e Luiza Braga, na Concha Acústica (Praça Primeiro de Maio). Nos dias 01 (sexta-feira) e 02 de novembro (sábado), na Funcart, Mãe Beth de Oxum também ministrará uma oficina/vivência de COCO DE UMBIGADA**. (formulário de inscrição para a vivência: (https://forms.gle/zdwGJwwnzcZGvexr6).

No domingo, dia 03, a partir das 15h, o Quizomba de aniversário: Zerão na Graça de Oxum, contará com a seguinte programação: Quizombêre com Geleia Pocket Show (para crianças e adultos), DJ Gustavo Veiga, Show com Pisada da Jurema, Show de Coco de Umbigada com Mãe Beth de Oxum e Ialodê, acompanhadas de Matê Magnabosco, Andaraí, Laís Fialho e Camila Rios. (https://www.facebook.com/events/698568873961076/).

Essa próxima edição está inserida na programação do Mês da Consciência Negra/UEL, que envolve uma ampla e diversificada programação, elaborada em conjunto com vários parceiros do projeto.

O Projeto Quizomba Itinerante 2019 é Patrocinado pelo PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura/Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de Londrina.

Kennedy Piau/Asimp

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios