Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Cultura 29/10/2019  09h57

Quizomba: Rumo aos 15 anos

Em 2020 completa-se 15 anos de Quizomba: o samba e outros batuques.

A expectativa e a animação eram grandes quando no dia 20 de novembro de 2005 foi realizado o primeiro Quizomba, finalizando a XX Semana Zumbi dos Palmares (Semana da Consciência Negra). Na primeira edição, na Usina Cultural, pouco mais de 70 pessoas e a benção de Yá Mukumby (Dona Vilma), primeira pessoa a se apresentar no Quizomba. De lá pra cá foram dezenas de edições, vários formatos e muita disposição de lutar por um mundo melhor. Ao longo do tempo milhares de pessoas puderam vivenciar a riqueza das culturas populares brasileiras, principalmente as de matriz africana e indígena.

2020 também e o ano que marca os quinze anos da implantação do sistema de cotas na UEL, importante vitória do movimento negro e da universidade, que se tornou mais diversa e rica.

Veja também:

A brasilidade no canto coral

Para celebrar, no dia três de novembro, no Zerão, será realizada a quarta edição do projeto Quizomba Itinerante 2019, que já percorreu as regiões Norte, Sul e Oeste de Londrina.

As atividades, no entanto, começam antes. No dia 31 de outubro (quinta-feira), às 19h30m, haverá uma Roda de Conversa com o tema “Religiões de matriz africana e resistência político-cultural”, com a participação de Mãe Beth de Oxum* (Olinda-PE), Eddie Mansan, Mãe Cláudia Ikandayô e Luiza Braga, na Concha Acústica (Praça Primeiro de Maio). Nos dias 01 (sexta-feira) e 02 de novembro (sábado), na Funcart, Mãe Beth de Oxum também ministrará uma oficina/vivência de COCO DE UMBIGADA**. (formulário de inscrição para a vivência: (https://forms.gle/zdwGJwwnzcZGvexr6).

No domingo, dia 03, a partir das 15h, o Quizomba de aniversário: Zerão na Graça de Oxum, contará com a seguinte programação: Quizombêre com Geleia Pocket Show (para crianças e adultos), DJ Gustavo Veiga, Show com Pisada da Jurema, Show de Coco de Umbigada com Mãe Beth de Oxum e Ialodê, acompanhadas de Matê Magnabosco, Andaraí, Laís Fialho e Camila Rios. (https://www.facebook.com/events/698568873961076/).

Essa próxima edição está inserida na programação do Mês da Consciência Negra/UEL, que envolve uma ampla e diversificada programação, elaborada em conjunto com vários parceiros do projeto.

O Projeto Quizomba Itinerante 2019 é Patrocinado pelo PROMIC – Programa Municipal de Incentivo à Cultura/Secretaria Municipal de Cultura/Prefeitura Municipal de Londrina.

Kennedy Piau/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.