Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dramaturgo de Londrina, contemplado no Prêmio Literário da Fundação Cultural do Pará, é o único representante da Região Sul no evento  

Nesta quinta-feira (14), o jornalista e escritor Renato Forin Jr. chega pela primeira vez a Belém para uma ocasião especial: o lançamento do livro “OVO”, contemplado na categoria “Dramaturgia” do Prêmio Literário da Fundação Cultural do Pará, o mais tradicional daquele Estado e aberto a autores de todo o Brasil. A publicação da obra integra a premiação, que foi atribuído ao escritor em 2017. O livro agora começa a circular, com lançamento a ser realizado em Londrina em breve. O impresso também será distribuído em instituições ligadas à educação e à cultura do Pará. A cerimônia acontece no Teatro Margarida Schiwazappa a partir das 17 horas

O evento reúne escritores premiados em diferentes categorias e oriundos do Pará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Brasília. Forin Jr. é o único representante do Sul. “O que mais me encanta neste Prêmio é pensar o encontro de mundos e contextos que a literatura consegue promover. A possibilidade de que um autor do interior do Paraná troque reflexões com leitores paraenses e, mesmo em contextos tão diferentes, reconhecerem-se na fragilidade humana, que o livro tematiza, e na vastidão da língua portuguesa”, explica o escritor. Renato também está curioso com a recepção literária desta dramaturgia que, no palco, a partir de montagem do Agon Teatro, realizou apresentações em Londrina e em festivais, como Porto Alegre em Cena, FILTE-Salvador e Cena Contemporânea de Brasília.   

 “É uma dramaturgia que apresenta subversões formais, como a fragmentação, o metateatro e a releitura de mitos, mas não deixa de se comunicar com o leitor por meio de elementos poéticos e de traços arquetípicos”, salienta. “OVO” conta a história de Édipo e Electra, irmãos que passaram a juventude no campo e que se reencontram na cidade em um momento decisivo: a morte da mãe. Por meio de lembranças e pressentimentos, os personagens refletem sobre a fragilidade dos afetos diante da passagem do tempo, o desaparecimento de quem se ama e a ausência de respostas para quase tudo o que realmente importa. Os amores e ressentimentos da infância vêm à tona em um embate entre os dois mitos gregos, atualizados com uma humanidade cotidiana. 

Para a Coordenadora de Promoção Editorial Neila Garcês, o lançamento é um momento muito esperado pela Fundação Cultural do Pará. “É especial também porque aproxima o poder público daquele que é o anseio da sociedade – incentivar, promover e garantir o acesso aos bens que constituem a nossa identidade, o sujeito vivo que somos todos nós. E a literatura cumpre este papel de forma primorosa, porque manifesta em cada linha, de cada livro escrito e agora em fase de lançamento, a verdadeira natureza do existir – em forma de texto primeiro, mas em forma também de contato, de troca e de muitas verdades e descobertas”, ressalta. Ela acrescenta que a publicação envolveu uma equipe numerosa de profissionais do livro, dentro os quais está a Diretora de Leitura Suzana Tota. A FCP é presidida atualmente por Guilherme Relvas.  

Quem desejar adquirir o livro pode entrar em contato com o autor Renato Forin Jr. por meio de mensagem no Instagram @renatoforin. 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.