Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Cultura 21/01/2020  11h28

Saias

O evento acontece hoje, 21, às 20h30min, no Canto do Marl (Duque de Caxias, 3241), em Londrina.

Um dia, uma sereia que cantava parou. Foi-lhe imputada, desde então, a sentença do silêncio ou a certeza da morte. Todos os dias, outras foram silenciadas, penduradas como ramalhetes de peixe, no anzol.

Eram sereias! Sereias mortas por facas, anzóis, tiros, ofensas e doenças propagadas em escala farmacêutica. A cada dia minadas, exauridas, esfarrapadas, exploradas, deveriam passar invisíveis ou morrer tentando existir. Foram ficando doentes, sim, mas nunca foi de nascença. E então foi preciso dizer, das violências... Do apito que soa, dos corpos que caem...

Foi preciso morrer cortina pra nascer SaiaS, e gritar pro mundo o que a gente sente quando o mundo grita com a gente. Para não sermos mais invisíveis! Nem pelo que somos, nem pelas marcas que carregamos, nem pelo que fizeram conosco.

E para que a vida não acabe enquanto a gente ainda sente, seremos poesia bomba!

Sinopse

Era uma carretilha de pesca, um vestido de festa e uma mesa de jantar. Era alguém buscando (re) existir no mundo. Gritar de volta pra ele o que ele grita com a gente. Para que os invisíveis se vissem. E pra falar dos partos, fardos, marcas... E da cachorra do delegado...

Ficha Técnica

Ator: Rafael Avancini (Cia. Teatro de Garagem, Cia. Translúcidas, Tricantumconto e Cia. Delas).

Dramaturgia: Rafael Avancini, à partir de textos surgidos em improvisos com processos de dramaturgia da lembrança, colagens com trechos de  autores como Guimarães Rosa, João Doederlein, e do próprio ator, além de fragmentos das canções: “Quebradeira de Coco” (Roque Ferreira); “Sereia” (Rubinho do Vale); e “Rio com Rio”, de Luan Valero – Cia. Boi Voador (relida em nosso espetáculo).

Música para ambientação e entrada do público: Oriki de Oxum, Projeto Axial.

Criação: Rafael Avancini

Olhares e orientações: Rogério Francisco Costa (Orientação em Iluminação Alternativa), Gustavo Bertin (Orientação em Manipulação de Objetos), Luan Valero (Orientação em Dramaturgia e Cultura Popular); Aguinaldo Moreira de Souza e Ana Karina Barbieri (Processos de improvisação com a Dramaturgia da Lembrança).

Cenário: Rogério Francisco Costa, Rafael Avancini e Daniele Stegmann e Luis Rossi.

Concepção de Cenário: Rogério Francisco Costa

Figurino: Rafael Avancini (com contribuições de Rogério Francisco Costa e Josyane Barandão e Herbert Proença).

Operadora de Luz: Daniele Stegmann

Artista Gráfica: Daniele Stegmann

Maquiagem e operação de áudio: Melissa Campus

Preparação Física: Melissa Campus

Registro Audiovisual: Fagner Bruno de Souza e Lucas Godoy

Agradecimentos: Às manas da Cia. Teatro de Garagem (Herbert Proença, Everton Bonfim, Danilo Lagoeiro, Melissa Campus, Laura Lago e Pedro José); da Cia. Translúcidas (Herbert Proença, Melissa Campus, Linnaê Melo, Daniele Stegmann, Maria Rita Moreira); do Tricantumconto (Pedro Maluf e Camila Taari); da Cia. Delas (Valéria Barreiros, Flávia Carvalhaes, Linnaê Melo, Maria Rita Moreira, Aline Cabral, Ruth Piveta, Mauren Picelli); do MARL (Movimento dos Artistas de Rua de Londrina); da Casa BeechaT (Bruno Garcia, Juareza Barbosa, Linnaê Melo e Melissa Campus); e aos amigos Mariana Barbosa, Christiane Lemes, Eduardo Borghi, Edna Aguiar, Josemar Lucas, Ana Paula Berehulka, Nós Clandestinas. À Joana Darc da Silva Avansini, Orlando Avansini, Ozanir Gomes, Jacira Delinda Dantas e João Gomes da Silva, e aos outros que me habitam, e da onde eu venho.

Para mais informações: espetaculosaias@gmail.com

#JornalUnião

Foto de Fagner Bruno de Souza

Foto Lucas Godoy

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.