Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atividade é voltada aos interessados em conhecer a sede da Secretaria, antiga Casa da Criança, após sua reforma e restauração

Desde que retornou à sua antiga sede, no início do mês de abril, o prédio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) passou a receber diversos visitantes que desejam conhecer e apreciar o espaço restaurado. Localizada na Praça 1º de Maio, 110, a antiga Casa da Criança voltou ao seu projeto original, criado em 1950 pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. Sua relevância histórica tem despertado o interesse de muitas pessoas.

Para atender este público, a Diretoria de Patrimônio Histórico da SMC oferece visitas mediadas para estudantes, profissionais, e a comunidade em geral. Na atividade, os visitantes recebem orientações e informações sobre a história do prédio e dos autores do projeto original. Também conhecem vários detalhes do projeto de restauro, principalmente em relação às características consideradas perdidas e que foram recuperadas, como o solário, os brise-soleil, o auditório e os jardins internos.

Outra questão abordada nas visitas é o simbolismo da volta das crianças à Casa, representada pela instalação da Biblioteca Infantil no local. Até o momento, aproximadamente 76 pessoas já participaram das visitas mediadas, entre servidores e autoridades municipais, alunos e professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo de instituições de ensino de Londrina e região, representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), além de arquitetos, moradores do entorno e antigos frequentadores do prédio.

O atendimento tem sido realizado por servidores da Diretoria de Patrimônio Histórico, e também pela secretária municipal de Cultura, Solange Batigliana.  “Estas visitas mediadas são atividades muito interessantes, porque a comunidade tem a curiosidade de ver como o prédio ficou. Outro detalhe é que muitas pessoas têm uma memória, uma ligação afetiva com o lugar, e ao fazer a visita essas lembranças vêm à tona”, explicou Solange.

Para a secretária, esta atividade é também uma oportunidade para a equipe da SMC conhecer histórias do prédio por meio dos antigos frequentadores do espaço. “Isto tem nos proporcionado momentos bem bacanas, interessantes, e é mais um serviço disponível para toda a comunidade, assim como as áreas de convivência, como praças internas e a Biblioteca Infantil”, ressaltou.

Neste período de quase dois meses após a reinauguração, a sede da Secretaria também abrigou eventos variados, como reuniões de conselho municipal, lançamento de livros e eventos, apresentações musicais e oficinas. Cerca de 250 pessoas, entre organizadores, artistas e público, puderam conhecer as instalações do prédio por meio destas iniciativas.

As visitas mediadas podem ser agendadas diretamente com a Diretoria de Patrimônio Histórico, pelo telefone 3371-6608 e 3371-6609, ou pelo e-mail vanda.moraes@londrina.pr.gov.br. O atendimento ocorre entre segunda e sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Juliana Gonçalves/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.