Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Começou na última terça-feira, 7, e vai até 22 de julho a programação de férias da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), com a Biblioteca Móvel Ambiental. O veículo personalizado, equipado com livros e vídeos educativos, estará em diferentes regiões da cidade, com atividades coordenadas por monitores e professores.

Segundo Queila Spoladore, gerente de educação ambiental da SEMA, os locais foram escolhidos considerando o fluxo de pessoas e ainda espaços que comportem o veículo sem interferência no trânsito. O objetivo é atrair a comunidade, crianças e adultos, para que aprendam e coloquem em prática pequenos gestos que podem ter grandes resultados na preservação do meio ambiente. “Temos uma equipe que acompanha os participantes, tirando dúvidas após as leituras e vídeos educativos sobre o consumo da água, o descarte de resíduos, a separação correta dentro de casa do que é orgânico, reciclado e rejeito, dentre outros temas”, informa.

Desde 2013, a SEMA tem desenvolvido uma série de programas de educação ambiental: Biblioteca Móvel, Descobrindo o Parque (com monitores acompanhando as visitas nos parques municipais), palestras e eventos. Somente neste ano, foram 3.527 atendimentos. Para Queila, as ações são fundamentais para que haja uma mudança de cultura e comportamento, em especial das futuras gerações. “Toda informação é útil. Um adulto bem informado pode sim mudar de atitude quando consegue compreender o impacto dos seus maus hábitos. Um exemplo é sobre a separação correta do lixo e os cuidados para evitar os criadouros de dengue. Nosso papel é continuar insistindo nisso e vemos que as crianças já demonstram ser mais conscientes”, defende.

A Biblioteca Móvel Ambiental tem sido uma importante ferramenta de educação nas escolas do município. Desta vez, a proposta é abranger outros públicos, dos bairros, por isso, o veículo permanecerá nos locais das 14h às 17h. A Sema reforça que as crianças devem estar acompanhadas dos pais.

No caso de chuva, a ação será mantida (a não ser que seja muita intensa, dificultando a adesão dos participantes).

 

PROGRAMAÇÃO

Região

Endereço

Data

horário

 

Zona Oeste

UBS – Jardim do Sol

Rua Via Láctea, 877

10, 13 e 14 de julho

14h às 17h

Zona Sul

Praça da Juventude

Av. Guilherme da Almeida, s/n

15, 16 e 17 de julho

14h às 17h

Zona Leste

UBS Jardim Marabá

Rua das Goiabeiras, 385

20, 21 e 22 de julho

14h às 17h




 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.