Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foi aberta ontem (8) a exposição “Ser Maria, eis a questão”, no Museu de Arte de Londrina, rua Sergipe, 640. As obras são das artistas plásticas Nani Nogara e Malu Rebelato, com participação do músico Cassiano Nogara. A exposição prossegue até 31 de janeiro e as visitas devem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Quem for ao Museu entrará no universo de 70 mulheres. Para compor a exposição, foram fotografadas 35 mulheres e outras 35 foram entrevistadas. Elas doaram algum objeto pessoal que foi guardado numa resina, representando um fóssil. A exposição conta com fotografia, música, escultura, livro de artista e performance.

Um dos diferenciais da exposição é que o público pode manusear os livros de artista, as instalações e os objetos em resina. A artista Nani Nogara explicou que os visitantes podem sentir um pouco da história de cada mulher presente nos trabalhos. “Não é uma exposição para chegar e olhar, tem que descobrir, perceber os detalhes. A gente quer que as pessoas mexam e sintam o universo dessas mulheres.”

A artista Malu Rebelato, contou que para cada mulher foram feitas, aproximadamente, 300 fotos. “A intenção é mostrar a mulher sem vulgaridade, mostrar simplesmente mulheres. Não utilizamos photoshop, apenas mudamos de colorido para preto e branco. São pessoas diferentes, em locais diferentes, mas todas vestidas com um roupão branco que dá a sensação de leveza e mostra que todas são mulheres independentemente de quem são e onde estão.”

As vozes das mulheres formam pequenas peças de Mr. Nogara. As músicas misturam áudio das entrevistas com música eletrônica, formando a trilha sonora que ajuda a criar a atmosfera das vidas das Marias.

A exposição é do Coletivo Duas Marias, formado em 2012, pelas artistas plásticas  Nani Nogara e Malu Rebelato,  com a participação especial do músico Cassiano Nogara. O coletivo  já expôs em 2012 no Museu de Arte de Cascavel (MAC)  e no Teatro Municipal de Toledo e, em 2013, no Museu de Arte de Londrina. O mesmo trabalho foi feito recentemente em Portugal.

Serviço:

Exposição “Ser Maria, eis a questão”
Museu de Arte de Londrina – rua Sergipe, 640
Aberto de segunda a sexta-feira – das 13h às 18h e no primeiro sábado de cada mês das 9h às 13h
Visitação até 31 de janeiro

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.