Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Show, mostra, visita guiada e exibição audiovisual integram programação da exposição Múltiplo Leminski

Uma verdadeira imersão na multifacetada mente efervescente de Paulo Leminski de maneira visual, sonora e poética. É com essa proposta que a exposição Múltiplo Leminski - em cartaz no Museu Histórico de Londrina até 30 de junho - promove uma série de atividades paralelas que pretendem revelar a multiplicidade do artista, que acumulava funções como músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário. 

A partir do dia 10 de maio, o Grafatório recebe a mostra "Meu coração de polaco voltou", que faz um passeio pelas origens e influências polonesas na obra de Leminski - o artista era neto de colonos poloneses, por parte de pai. Com curadoria de Aurea Leminski e Estrela Ruiz Leminski, a exposição é composta por painéis com reprodução de textos, fac-símiles, fotos do acervo particular, livros e documentos originais do poeta paranaense. "Sua obra é marcada por referências à cultura polonesa e este projeto garante a difusão da obra de Leminski e também das influências polonesas", revela Aurea. Londrina recebe a décima primeira montagem da exposição - a sexta no Brasil. "Meu coração de polaco voltou" já passou por Curitiba, Porto Alegre, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e por diversas cidades da Polônia, como Varsóvia e Poznan. Em Londrina, a mostra fica em cartaz até 07 de junho.

A genialidade musical de Leminski também será contemplada na programação. O artista produziu cerca de 100 músicas e teve canções gravadas por grandes ícones da música brasileira, como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Ney Matogrosso, dentre outros. Por mais de seis anos, Estrela se dedicou ao trabalho de resgatar o legado musical do pai - um dos resultados foi o Leminskanções, show com as composições de Leminski, apresentado por Estrela Ruiz Leminski, Téo Ruiz e banda. O espetáculo - que apresenta 14 músicas que integram o CD duplo Leminskanções, gravado em 2014 - acontece no dia 11 de março, no Cine Teatro Ouro Verde, com a participação especial de Carlos Careqa. A distribuição dos ingressos será feita uma hora antes do show. No mesmo dia, Alice Ruiz irá realizar uma visita guiada pela exposição Múltiplo Leminski no Museu Histórico de Londrina a partir das 15h.

Já nos dias 18 e 19 de maio (sábado e domingo), uma mostra audiovisual gratuita de vídeos, com exibição de longas-metragens, curtas e documentários relacionados ao universo do poeta acontece a partir das 16h no Museu Histórico de Londrina. A exposição Múltiplo Leminski é um projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Paraná e tem apoio da Copel, da Secretaria de Cultura de Londrina, Prefeitura de Londrina e Universidade Estadual de Londrina. 

Outras informações: www.multiploleminski.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.