Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Abertura traz consagrado pianista londrinense, que vai interpretar conhecidos repertórios da musica clássica; ingressos começaram a ser vendidos hoje (21)

Núcleo de Comunicação/PML

A temporada da Série Palcos Musicais 2014, que comemora os 80 anos de Londrina, será aberta na próxima quarta-feira (26), no teatro Crystal Palace, às 20h30, com a apresentação do pianista londrinense e diretor artístico do Festival de Música de Londrina, Marco Antonio de Almeida, laureado com diversos prêmios nacionais e internacionais. Este será o primeiro de 14 concertos da série, programados para os meses de março a dezembro, com um público estimado em 4.500 pessoas. Na abertura o pianista vai interpretar repertórios da música clássica internacional e três obras brasileiras, incluindo a composição Choro nº 5, sub-titulado “Alma Brasileira” de Heitor Villa-Lobos, maestro e compositor brasileiro conhecido mundialmente. Os ingressos podem ser adquiridos a partir de hoje (21), no Café Royal Londrino, no térreo do Hotel Crystal, Rua Quintino Bocaiúva nº 15, centro, das 9h às 21h, e aos domingos das 9h às 12h30, por R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

O pianista Marco Antônio de Almeida disse que se sente muito honrado em abrir a série e explicou como será a programação de abertura da apresentação, iniciada com a obra Chaconne em ré menor, de Bach e Busoni. “Chaconne é um tema com variações escritas para violino solo. Um grande pianista que viveu em Berlim entre o final de 1800 e o começo de 1900. Ferruccio Busoni fez uma transcrição dessa Chaconne para o piano. É uma obra longa, com 15 minutos, onde ele lança todas as dificuldades pianísticas possíveis. Uma peça com grande vigor, muita força de emoção e som”, informou.

Em seguida o músico vai interpretar Patética, uma sonata de Beethoven composta no período em que ele já sentia os primeiros sinais da surdez.  A segunda parte será aberta com uma apresentação mais performática com One Man Band, escrita por Moritz Eggert em 1994. Em seguida o pianista apresenta um conjunto de obras de Scriabin, compositor russo que teve Distonia Focal, um distúrbio neurológico que causa movimentos involuntários. Encerrando a apresentação, Marco Antonio de Almeida apresenta três obras brasileiras, de Vianna, Villa-Lobos e Camargo Guarnieri.

A diretora artística da série, Irina Ratcheva, ressaltou que a Série Palcos Musicais 2014 tem como objetivo o fortalecimento da difusão da cultura musical na cidade de Londrina e a democratização do acesso da população aos seus concertos, além de abrir oportunidades para os músicos londrinenses. “O projeto dará prosseguimento à tarefa de facilitar o acesso de estudantes e jovens aos concertos e ativar novos circuitos estratégicos e intercâmbios para a cidade”, disse. A série Palcos Musicais é uma promoção da Artis Colégium, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.