Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A programação da Série Palcos Musicais para o mês de junho está repleta de concertos e apresentações. Na quarta-feira (10), o Duo Marcos Machado/ Ney Fialkow (contrabaixo e piano) se apresenta no Teatro Crystal, a partir das 20h30. No dia 16 é a vez da Mostra de Percussão, com apresentação especial do mexicano Javier Nandayapa (Marimba). E no dia 17, o pianista Alexandre Zamith lança o seu CD Pianisticontemporaneo com concerto especial.

O concerto do Duo Machado/ Fialkow vai reunir dois grandes nomes da música: Marcos Machado e Ney Fialkow. A apresentação de Londrina faz parte do projeto de lançamento do CD “Metamorfora”, fruto da parceria do Duo.

O CD, gravado e produzido em Lansing, Michigan, pelo selo americano Blue Griffin, figura entre importantes trabalhos de música de câmara de diversos instrumentistas de renome internacional. Marcos trará seu contrabaixo Tecchler (o "Stradivarius" dos contrabaixos) especialmente para a turnê.

Marcos Machado desenvolve carreira internacional atuando como solista, professor e músico de câmara. Reside nos Estados Unidos há 19 anos onde é professor de contrabaixo erudito e jazz na University of Southern Mississippi, desde 2005. É primeiro contrabaixo da Meridian Symphony e Gulf Coast Symphony e membro do USM Jazz Quartet.

O pianista Ney Fialkow é hoje um dos destacados músicos do cenário nacional. Suas aparições como solista e camerista tem cativado plateias de diversas salas de concerto no Brasil e exterior. Foi premiado em diversos concursos, entre eles o melhor pianista do VII Prêmio Eldorado de Música, em São Paulo.

A Série Palcos Musicais é promovida pela Artis Colégium, com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), John Deere/Horizon e Unimed. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia) e podem ser adquiridos antecipadamente na Livraria da Silvia (Rua Belo Horizonte, 900 - Shopping Ritz – 3026 9339), no Brasiliano Bar & Cozinha (Av. Rio de Janeiro – 3322 9211) ou no dia, no local do evento.

Mostra de Percussão

No dia 16 de junho quem se apresenta na Mostra de Percussão é o mexicano Javier Nandayapa, que executará composições próprias e de grandes nomes como Luis Trejo León e Jesús Martínez, além de clássicos como Astor Piazolla e Richard Galliano. O show começa às 20h no Centro Cultural SESI/AML (Praça Primeiro de Maio, 130), e terá a participação especial do Duo Clavis, formado por José Marcello Casagrande e Mateus Gonsales. Javier Nandayapa se apresenta em Londrina e no Brasil com o patrocínio do Programa de Fomento de Las Musicas Iberoamericanas (IBERMÚSICAS).

Javier Nandayapa começou sua carreira solo em 1995. Ele já se apresentou como solista com as seguintes orquestras sinfônicas: Lituano Orquestra de Câmara, Sinfônica de Assunção; San Martin Orquestra Sinfônica; Orquestra de Câmara da Fundação Patagônia; Polícia Nacional Banda Sinfônica da Argentina; Orquestra Sinfônica Nacional do México, Orquestra Sinfônica de Aguascalientes; Orquestra Filarmônica de Queretaro; Orquestra Sinfônica da Universidade Hidalgo; Orquestra Sinfônica Jovem; Xalapa Orquestra de Câmara; IPN Symphony; Orquestra de Câmara de Belas Artes e Veracruz Jovem Orquestra Sinfônica.

Alexandre Zamith

No dia 17, o pianista Alexandre Zamith lança o CD Pianisticontemporaneo, num concerto especial no Teatro Crystal, às 20h30. O repertório do CD concretiza as estreias fonográficas brasileiras das seguintes peças: 6 Encores de Luciano Berio, Five Pieces for Piano de George Crumb, Klavierstück XI de Karlheinz Stockhausen, Intermezzo I de Silvio Ferraz, Gefäß des Geistes de Flo Menezes e  Harpa de Berio de Fernando Iazzetta.

Alexandre Zamith graduou-se em Música pela Universidade de São Paulo (USP). Conquistou prêmios em importantes concursos nacionais de piano e música de câmara, com destaque para o Prêmio Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e o 1º lugar no Concurso Nacional de Música de Câmara – Prêmio Max Pfeffer. Obteve os títulos de Mestre e Doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas e ingressou, em 2013, no programa de pós-doutoramento na Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Asimp/Promic

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.