Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná vai inaugurar amanhã (10), uma nova unidade do Sesc em Londrina, o Sesc Cadeião Cultural, como parte das comemorações pelos 80 anos de fundação do município.
O prédio, único remanescente da década de 1930 em Londrina, ficou fechado mais de duas décadas, período em que diversas ocupações foram propostas para ele. Em 2011, o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR assinou com a Prefeitura de Londrina a cessão do imóvel por 20 anos, com possível renovação por igual período, para sua utilização como espaço cultural.

Foram necessários 17 meses para realizar a restauração do prédio, demolições e construção de novos espaços. Algumas celas e paredes foram preservadas em seu estado original, para que as novas gerações conheçam a antiga realidade do presídio e tenham uma amostra da rotina trágica e desumana a qual eram submetidos diariamente os presos. 
O Sesc Cadeião Cultural abrigará aulas de diversas áreas artísticas, como dança, música e cinema e um espaço para exposições. Um teatro foi incorporado às atrações que serão oferecidas ao público.
No solário, onde os presos disputavam réstias de sol, funcionará o Café-escola do Senac, concebido para se tornar ponto de encontro do público apreciador das artes em geral. O café-escola simboliza a homenagem do Senac aos que desbravaram a região e transformaram Londrina na Capital Mundial do Café.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, salienta que com a instalação da unidade cultural do Sesc, Londrina ganha e o Sesc também. “O local, com suas grades e paredes grossas, símbolo de isolamento, passará a ser um espaço para a difusão da cultura e intercâmbio de ideias, arte e conhecimento”, destaca Piana.
A exemplo do trabalho de restauro que foi realizado em Curitiba, no Sesc Paço da Liberdade, e visando a manutenção de um imóvel histórico, Piana destaca a necessidade de recuperação do entorno do prédio. Este trabalho vem sendo desenvolvido por meio do Projeto de Desenvolvimento dos Espaços Comerciais, em parceria com o Sebrae/PR, na Rua Sergipe. “O passado do Cadeião será dignificado e o futuro será luminoso”, acredita.

História
O prédio serviu como cadeia pública por mais de 50 anos, tempo em que ficou conhecido como Cadeião da Rua Sergipe.
Depois da transferência dos presos, no início dos anos 1990, o governo chegou a tentar demolir a construção. A tentativa não deu certo porque os professores e alunos de arquitetura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) resistiram, comandados pelo arquiteto e professor Marcos Barnabé. O escritor Domingos Pellegrini juntou-se ao grupo. O trator, depois de arrancar apenas o reboco de uma das paredes, foi desligado.

Livro “A arte da transformação”
Além de ser responsável pela não demolição do prédio, Pellegrini foi repórter policial da Folha de Londrina durante anos e entrevistou, dentro da cadeia, muitos criminosos. Ele relata essa experiência e as mudanças pelas quais o prédio passou no livro “A arte da transformação”, que será lançado no dia da inauguração do Sesc Cadeião Cultural. 
Pellegrini conta no livro que, em cima do trator, pronto para derrubar o Cadeião, estava o então Secretário de Segurança, José Tavares. O tratorista, ao ver as pessoas em frente ao veículo, desligou o motor e disse para o Secretário: “– Sinto muito, doutor, mas contra gente eu não posso ir!”. 
A construção estava salva. 

Espaços
Espaço memória: duas celas históricas que preservam integralmente a estética original da época carcerária.
Sala de Espetáculo: concebida de acordo com modernos espaços contemporâneos, a sala de espetáculos se adapta às mais diversas estéticas e necessidades dos espetáculos.
CineSesc: o cinema fará parte da programação sistemática em sessões realizadas na Sala de Espetáculo, permitindo ao comerciário acesso à produção cinematográfica nacional e estrangeira. 
Galeria de arte: espaço dedicado às artes visuais, com obras diversas e exposições são acompanhadas de ações educativas, para escolas, comerciários e para o público em geral.
Atelier de arte: em diálogo com a galeria o atelier é um espaço para as atividades de arte-educação, desenvolvimento de cursos e pesquisas de artes visuais.
Sala de leitura: o cliente Sesc  terá à disposição, para consulta local e empréstimo, um diversificado e qualificado acervo de arte e cultura, com aproximadamente três mil títulos, além de textos em dramaturgia e um banco de partituras. 
Salas para oficinas e cursos: Espaços dedicados a arte-educação de crianças e adultos nas múltiplas linguagens artísticas.
Sala de ensaio: Espaço privilegiado para a realização de ensaios artísticos e sala de formação para a realização de cursos e workshops. 
Espaço Conexão: ambiente que visa incentivar o uso sustentável e consciente de novas tecnologias, com atividades como internet livre, oficinas dinâmicas e curso de introdução à informática.
Café CulturalCafé Cultural: Com excelência em atendimento, o Café-escola Senac é um ambiente cercado de cultura e também voltado à educação profissional de alta qualidade. É a homenagem do Senac aos que desbravaram a região e transformaram Londrina na Capital Mundial do Café. Os cafés-escolas do Senac funcionam também nas cidades de Curitiba e Matinhos. 

Título de Cidadão Honorário
Na quarta-feira (10), a Câmara de Vereadores de Londrina entrega o título de Cidadão Honorário, ao presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana. O projeto é de autoria dos vereadores José Roque Neto, Sandra Lúcia Graça Recco, Roberto Yoshimitsu Kanashiro, Martiniano do Valle Neto, Sebastião Raimundo da Silva, Renato Teixeira Lemes, Joaquim Donizete do Carmo, Eloir Martins Valença, Roberto Fú Lourenço, Ivo de Bassi, Lenir Cândida de Assis, Rony dos Santos Alves e Paulo Arildo Domingues.
A cerimônia ocorrerá no plenário do legislativo e terá início às 16 horas. 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.