Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mostra fotográfica protagonizada por estudantes de escolas públicas de Londrina pode ser visitada até o dia 02 de maio

A Exposição Nós, que reúne imagens da fotógrafa londrinense Mel Yanes, será aberta no sábado, dia 07 de março, às 19h no SESC Cadeião, em Londrina, revelando o universo de crianças e adolescentes que frequentam instituições estudantis da cidade. São aproximadamente 150 fotos dos estudantes no ambiente escolar, e que ocuparão as instalações do SESC Cadeião em sua totalidade - galeria principal, corredores inferior e superior e mezanino.

Mel Yanes atua há mais de dois anos com fotografia “lifestyle” e “seus trabalhos, capturados de forma despojada e livre, evidenciam sorrisos, olhares, gargalhadas e espontaneidade”, conta Muriel Choshi, produtor cultural da mostra. Para a fotógrafa, o importante é registrar o sentimento e as expressões do momento.

As crianças retratadas são do Centro de Educação Infantil Marina Sabóia, do Instituto União para a Vitória – Grupo Yoakedaiko, do Serviço de Convivência da Escola de Circo da Região Sul e da Escola de Circo Aero Circo de Londrina. “O objetivo é promover o acesso ao mundo da cultura e das artes, especialmente para o público infanto-juvenil, como forma de complementar seu processo de educação e fomentar a formação de valores e de pensamento crítico, já que a arte é fundamental para a expressão humana, além de trabalhar com sua autoestima, reconhecimento e realização pessoal, já que o projeto evidencia a verdade expressada por cada um, através de momentos registrados de forma descontraída e atividades lúdicas”, explica Muriel.

A Exposição Nós foi planejada de forma a criar um ambiente que estimule e provoque o visitante a refletir sobre o estereótipo de beleza, ainda mais em tempos de elevada valorização da autoimagem, e sobre a expressão autêntica dos sentimentos, da ideia de estarmos conectados e unidos por aquilo que nos torna humanos. “Sorriso, surpresa, expectativa, emoção, sinceridade, entre outras, são as expressões que o público irá conferir nessa exposição, onde quadros ficarão dispostos nos ambientes com uma estrutura de cordas entrelaçadas, representando essa união”.

Ensaio fotográfico

A ideia da mostra surgiu em 2019, com a realização do Projeto Minha Beleza Pura, onde crianças e adolescentes de instituições públicas foram convidadas pela fotógrafa Mel Yanes a participar de ensaios fotográficos, resultando numa exposição que percorreu diversos espaços da cidade. “Os participantes ficaram felizes em verem seus rostos e expressões estampados em galerias de arte e o público visitante, em sua maioria de faixa etária similar, percebeu que pode fazer parte das composições artísticas através dos sentimentos de reconhecimento e de pertencimento que essa experiência proporcionou.”

Espaço lúdico

A Exposição ficará no Sesc Cadeião até o dia 2 de maio. Além das fotografias, a mostra contará com um espaço lúdico projetado para que o visitante crie sua própria arte - desenhos, pinturas, gravuras, entre outros - que serão fixados em um local apropriado, de forma a integrar a exposição. Um telão irá exibir todas as fotos capturadas durante os eventos promovidos pelo projeto, inclusive as que não estiverem expostas, bem como um vídeo de apresentação e dos bastidores dos ensaios fotográficos.

Apresentações musicais

A exposição é itinerante. A estrutura foi planejada de forma que possa ser levada, adaptada e utilizada aos espaços que irá percorrer depois da temporada no Sesc Cadeião. O evento também contará com apresentações musicais de Taiko do Grupo Yoakedaiko, do Instituto União para a Vitória e de violinos do Grupo Stella Versos.

A iniciativa tem o patrocínio do Promic, Programa Municipal de Incentivo à Cultura, da Prefeitura de Londrina, estrutura e tramas de Adriano Ângelo, projeto e ambientação de Débora Silva e do Studio JB Design de Interiores, designer e produção gráfica de Imprimaplus, coquetel de Lucilene Sebastiana e Luís Ferreira, produção e edição de vídeo de Thiago Martins Fotografia, colaboração da Equipe de Bibliotecas Públicas de Londrina e do CRAS Zona Sul A e de Letícia Baptista Pires e curadoria por Victor Nelli.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.