Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De julho a setembro o Sesc promove em todo o Brasil o Plataforma Cena - um espaço para formação, oficinas e debates sobre as artes cênicas

No período de 10 a 13 de agosto, o Sesc PR promove a oficina on-line, gratuita, com certificação e vagas limitadas, de Criação Teatral em Libras, com a Cia. Fluctissonante - um grupo teatral sediado em Curitiba, composto por artistas e criadores surdos e ouvintes.

A oficina é dirigida a pessoas surdas, com mais de 18 anos, intérpretes, professores e demais pessoas que conheçam a Língua Brasileira de Sinais, com interesse por teatro, artes cênicas e poesia. Durante quatro dias de oficina, com carga horária de 12 horas, os participantes desenvolverão uma cena curta e autoral, tendo como principal referência criativa a poesia em Libras.

As atrizes Catharine Moreira e Helena Jorge Portela ministrarão o conteúdo desenvolvido exclusivamente para o projeto. Esta ação, que pretende ampliar o acesso, exercer a cultura da inclusão e garantir o direito de pessoas surdas a participarem de programações culturais, faz parte do Projeto Plataforma Cena que o Sesc Brasil está realizando em parceria com os departamentos regionais em todo o país.

Além da oficina, no dia 23 de agosto, às 15h, será possível acompanhar a desmontagem do espetáculo Enquanto a Chuva Cai, da Cia Fluctissonante, transmitida ao vivo e participar de um debate com as equipes. A desmontagem investigará procedimentos estéticos, narrativos e reflexões propostas pelo projeto.

O produtor, ator e gestor cultural, integrante da Fluctissonante, Igor Augustho, também produzirá para a Plataforma Cena dois artigos que abordarão temas sobre a criação do espetáculo Enquanto a Chuva Cai e aspectos da produção e gestão cultural em arte acessível e inclusiva no Brasil. Os artigos da companhia curitibana serão disponibilizados gratuitamente ao público, formando um grande acervo produzido pelos participantes do projeto.

As inscrições para a oficina “Criação Teatral em Libras” podem ser realizadas AQUI.

Plataforma Cena

O Projeto Plataforma Cena é uma iniciativa do Sesc, implementado em 2021,em formato digital, e uma proposta aos grupos participantes do Palco Giratório 2020 que não puderam realizar a circulação nacional devido à pandemia.

A proposta do projeto consiste em ações formativas realizadas on-line com coletivos artísticos de todo o Brasil.

Asimp/Sesc PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.