Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação acontece no Centro Cultural Sesi/AML (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro) com vários espetáculos teatrais

O Sesi Cultura em Londrina promove dias 4 e 6 de setembro a Semana de Artes Cênicas, trazendo espetáculos teatrais para estimular o público a apreciar a arte teatral. A ação, além de trazer novidades ao espectador do mercado nacional e local, também estimula as companhias

Quatro exilados de uma sociedade são os personagens desse espetáculo. Aprisionados, se divertem matando o tempo ao tentarem reproduzir o mundo lá fora, mesmo sob a ameaça de nunca mais verem o Sol. A luz se nega a surgir no horizonte. Nesse ambiente, as crônicas ganham vida. O espetáculo inaugura a Semana de Artes Cênicas, que acontece no Centro Cultural Sesi/AML.

A narrativa mergulha os atores em um jogo teatral, construindo dialeticamente uma fábula contemporânea. É um trabalho que surge a partir do projeto “Matéi Visniec”, um processo de pesquisa na obra do dramaturgo franco-romeno com a Multifoco Companhia de Teatro. “Crônicas para uma cidade ou um amanhecer abortado” é um jogo de atores, um espaço nu potencializando as relações, criando imagens líricas pelas palavras e pelos recursos manipulados pelo elenco.

Valor: gratuito (retirar ingresso com 30 min de antecedência) - 1kg de alimento ou pacote de fralda geriátrica. Essas fraldas serão entregues para o Lar das Vovozinhas, que receberão também um concerto da Orquestra Acadêmica Bravi.

Oficina Mímesis Corpórea

A Semana de Artes Cênicas também irá promover uma oficina ministrada pela atriz e pesquisadora Raquel Scotti Hirson, no dia 4 de setembro, para os alunos do Dramatika. A Mímesis Corpórea é uma metodologia de criação de ações físicas e vocais - desenvolvida pelo LUME Teatro - que busca a poetização e teatralização dos encontros afetivos entre um atuador-observador e corpos/matérias/imagens.

O pressuposto da Mímesis Corpórea é que esse encontro potencialize a transformação e recriação do corpo singular daquele que atua-observa. O curso busca introduzir o atuador no universo dessa observação artística e poética, por meio de trabalhos que o instrumentalizem no "como" e "o que" observar e, posteriormente, na codificação do material, transformando-o em seu repertório expressivo e poético de trabalho.

Encontro-demonstração “Quando os subtextos são textos” (Semana de Artes Cênicas)

 “Quando os textos são subtextos” é um encontro-demonstração para compartilhar alguns segredos. A atriz do grupo Lume, Raquel Scotti Hirson, mostra como criou duas das cenas de seu solo “Alphonsus” (2013), combinando memória e mímesis corpórea.

As memórias são de gerações que a conectam ao seu bisavô, o poeta simbolista mineiro Alphonsus de Guimaraens, morto 50 anos antes do nascimento da bisneta que, no desejo de atuar suas poesias, ramificou a mímesis corpórea, chamando-a mímesis da palavra. As palavras se transformam em movimento, os textos adquirem forma e podem ser dançados em microssensações.

Asimp/Sesi/AML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.