Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 “O Grito Negro Londrinense”, do artista Marcos Costa, chega ao Centro Cultural Sesi/AML com entrada franca

O Brasil recorda em 2018 os 130 anos de assinatura da Lei Áurea – um dos últimos países no mundo a abolir a escravatura. Para marcar este episódio tão significativo e chamar a atenção para as desigualdades raciais ainda presentes no país,  o Centro Cultural Sesi/AML traz para Londrina a exposição “130 Anos de Abolição da Escravatura: O Grito Negro Londrinense”, do artista Marcos Costa. A mostra fica em cartaz até o dia 10 de dezembro, com entrada franca.

Marcos Costa é um artista negro londrinense com formação em Artes Visuais e Artes Cênicas. Há 15 anos, ele desenvolve projetos artísticos de ação afirmativa onde a temática cultural e estética afro-brasileira e africana são plenamente consideradas. Com este trabalho, já foi premiado pela Funarte, pelo Iphan e pelo Ministério da Cultura e já realizou exposições em Barcelona e em Paris.

De acordo com Marcos, a abolição de afro-brasileiros e africanos no Brasil foi feita sem nenhuma preocupação humanitária: “a liberdade veio acompanhada da exclusão social”, defende. A exposição “130 Anos de Abolição da Escravatura: O Grito Negro Londrinense” trata deste contexto passando por questões iconológicas e iconográficas ao evidenciar e contestar simbologias de representação visual do negro no passado e propor novas representações no presente. “Proponho novas imagens que busquem a liberdade dos estereótipos imagéticos impregnados historicamente aos afrodescendentes, dando-lhes identidade e voz”, ressalta o artista.

O projeto é contemplado e patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo a Cultura – PROMIC. Escolas podem agendar visitações pelos contatos:  sesiculturalondrina@sistemafiep.org.br ou 3322-3231.

Asimp/Sesipr

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.