Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto vai exibir e debater o filme “Persona” no Sesi Londrina com entrada franca

Para celebrar a 30ª edição da Sessão Kinopus e o centenário de Ingmar Bergman, o projeto tocado pela produtora Kinopus em parceria com o Sesi Cultura Paraná vai homenagear o diretor e autor sueco com a exibição e análise de uma de suas obras mais aclamadas: “Persona”. O filme, que aborda de forma reflexiva e complexa as máscaras que o ser humano usa em sua vida, foi escrito e dirigido por Bergman. Após a sessão, haverá um debate sobre o filme com o pesquisador Gustavo Ramos de Souza e o crítico de cinema João Vítor Moreno - a mediação será de Rodrigo Grota. A sessão acontece no dia 3 de julho, terça-feira, a partir das 19h, no Centro Cultural Sesi/AML (Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro), com entrada franca.

Nascido em julho de 1918 em Upsália - Suécia, Ernst Ingmar Bergman foi dramaturgo e cineasta de alguns dos mais influentes filmes de todos os tempos, podendo-se citar “O Sétimo Selo”, “Gritos e Sussuros”, “Fanny e Alexander”, “Cenas de um Casamento” e, entre eles, “Persona”. O estudo psicológico de famílias disfuncionais, a angústia pela ausência de Deus, entre outros temas emocionais são recorrentes nas abordagens de suas obras. Suas produções lhe renderam diversas premiações, como Oscars, nomeações ao BAFTA, prêmios em Cannes, no Festival de Veneza, no Festival de Berlim, entre outros destaques.

Em “Persona”, uma atriz teatral de sucesso sofre uma crise emocional e para de falar. Uma enfermeira é designada a cuidar dela em uma casa reclusa perto da praia. Ali, as duas permanecem sozinhas e, para quebrar o silêncio, a enfermeira fala incessantemente, narrando diversos episódios relevantes de sua vida. Um dia, porém, a cuidadora descobre que a atriz usa seus depoimentos como fonte de análise. A partir de então, a cumplicidade entre as duas se transforma em embate. A obra data de 1966 e é estrelada por Liv Ullman e Bibi Andersson.

Sessão Kinopus

Criada em abril de 2015, a Sessão Kinopus tem como objetivo exibir em Londrina filmes que não chegaram ao circuito cultural da cidade e, por meio deles, promover análises em torno de produções cinematográficas de importância. Também visa promover estreias de curtas locais e fomentar o debate sobre o cinema e a sua linguagem. A curadoria da ação é dos cineastas Guilherme Peraro e Rodrigo Grota e, eventualmente, conta com a colaboração do crítico João Vítor Moreno. Marcando presença nas agendas culturais de Londrina e aguardadas pelo público local, as exibições e debates possuem edições mensais sempre com entrada franca.

Asimp/Sesi Cultura

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.