Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Música e café têm tudo a ver, ainda mais quando a música tem raiz e o café, uma história. Começa neste sábado, dia 27 de setembro, em Londrina, no norte do Paraná, o Rota do Café in Concert, um evento inédito para valorizar o café como atrativo turístico e a cultura regional como opção de entretenimento.

O Rota do Café in Concert promoverá, até dezembro, quatro shows de talentos regionais, o que deve reunir aproximadamente 6 mil pessoas. Gratuito e aberto ao público, o evento é uma realização do Sebrae/PR e dos empreendimentos da Rota do Café, um roteiro turístico criado em 2009 para resgatar o valor histórico-cultural do café no norte do Estado.

O Clube Choro de Londrina abrirá o Rota do Café in Concert e sua apresentação está programada para as 16 horas, no aterro do Lago Igapó. O segundo show de talentos será no próximo dia 23 de outubro, às 20 horas, quando o Grupo Chorus se apresenta no Teatro Marista, também em Londrina.

A Orquestra Londrinense de Viola Caipira, conhecida dentro e fora do Brasil, fará seu show no dia 15 de novembro, às 20 horas, na Concha Acústica de Londrina, que também servirá de palco para marcar os cinco anos da Rota do Café, organizada pelo Sebrae/PR, agentes de viagens e produtores da região.

O último show programado para o Rota do Café in Concert acontecerá no dia 5 de dezembro, com a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina – OSUEL, às 19 horas, no Museu Histórico de Londrina. O show da Orquestra Sinfônica também comemorará os 80 anos do município.

Durante os shows do Rota do Café in Concert, estão previstas degustações de cafés especiais da região.“Queremos promover a Rota do Café por meio do entretenimento e da cultura regional, com repertório agradável e um bom café”, destaca o consultor e gestor do Sebrae/PR, Sergio Garcia Ozorio.

Segundo ele, o evento é fruto de uma ampla parceria com a Abrasel, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Associação dos Amigos do Museu Histórico de Londrina (Asam), Londrina Convention & Visitors Bureau, Museu Histórico de Londrina/UEL e Prefeitura, por meio do Conselho de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e Secretaria Municipal de Cultura.

Marcante e democrático

“O Rota do Café in Concert é um evento cultural marcante e democrático, que prestigiará espaços privados e públicos da cidade, bem como, sob o ponto de vista empresarial, dará visibilidade e abrirá oportunidades de negócios para os empreendimentos que fazem parte da Rota do Café”, reforça Sergio Ozorio.

“O café, no seu entendimento, foi um relevante impulsionador da economia no Brasil, a partir do século 18, assim como do norte paranaense. A Rota do Café foi pensada para, além de servir como alternativa empresarial, resgatar a imagem do grão, que é uma marca registrada na nossa história”, afirma.

A Rota do Café, explica Sergio Ozorio, é uma ‘viagem’ por 34 atrativos, fazendas produtivas, propriedades históricas, estâncias ecológicas, cafeterias, restaurantes, vinícolas, casas de artesanato, pousadas, museus, agroindústrias familiares, torrefadoras, entre outras, instaladas em nove municípios da região.

“O Rota do Café in Concert é uma homenagem que preparamos aos londrinenses! Um evento pensado para valorizar ainda mais o café, ícone da nossa região, e uma oportunidade para conferir de perto talentos regionais e fortalecer nossa agenda cultural”, observa o consultor do Sebrae/PR.

Para conhecer

A Rota do Café nasceu no Projeto Turismo Norte Paranaense, iniciado em 2007 pelo Sebrae/PR, e atende aos objetivos de regionalização do turismo, uma proposta do Ministério do Turismo.  A proposta da entidade é “estimular o aumento  do fluxo de turistas na região norte do Estado, promover a melhoria da competitividade e da sustentabilidade dos empreendimentos, contribuir para o desenvolvimento regional e incentivar o empreendedorismo”.

A Rota do Café foi lançada em Londrina, em novembro de 2009, após intenso trabalho de diagnóstico das potencialidades da região, mapeamento, visitação, sensibilização dos empreendedores e parceiros, definição de produtos turísticos, realização de roteiro experimental, qualificação dos serviços turísticos e precificação.

É possível adquirir pacotes que são comercializados por agências de viagem credenciadas à Rota do Café. Para saber mais, os interessados podem acessar o www.rotadocafe.tur.br.  Os visitantes que desejarem conhecer as propriedades credenciadas à Rota do Café por conta própria devem agendar os passeios com antecedência.

Leandro Donatti/Asimp/Sebrae

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.