Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com repertório que vai do erudito ao popular, Orquestra de Câmara Solistas de Londrina se apresenta domingo (1°), no Espaço Villa Rica

O concerto “De Bach a Beatles”, com a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, promete ser um programa musical imperdível para este domingo (1º). A apresentação inédita começa às 10h30, no Espaço Villa Rica, localizado na Rua Piauí, 211. Os ingressos custam R$20 (inteira) e R$10 (meia) e já podem ser adquiridos pela plataforma Sympla ou no Armazém Café, que fica na Rua Belo Horizonte, 701.

A organização está arrecadando alimentos para o Geração Integrar, e quem quiser contribuir deve levar um quilo de alimento no dia do evento.

Sob a regência do maestro Evgueni Ratchev, a orquestra fará um passeio por clássicos da música universal, com obras desde o período barroco até composições dos Beatles arranjadas para violão e cordas. Clássicos como Ticket to Ride, Yesterday e Penny Lane integram o programa do concerto, que também conta com participação do violonista Natanael Fonseca.

Esta apresentação faz parte de XI Mostra de Música de Câmara – Diálogos: a música do Brasil e do Mundo que, desde 2011 realiza espetáculos em diversos espaços da cidade, além de apresentações em escolas, palestras, workshops e cursos on-line. A Mostra conta com patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Londrina.

Beatlerianas

A Orquestra apresentará um programa eclético, que vai do erudito ao popular com obras de Bach, Clarisse Assad, Villa-Lobos e Leo Brouwer, “remetendo a ideia que a música de Bach está presente nas obras dos compositores contemporâneos e continua sendo uma fonte de inspiração na arte moderna”, explicou a coordenadora da Mostra de Música de Câmara, Irina Ratcheva.

No programa, os Solistas apresentarão uma releitura da música dos Beatles com a Suíte From Yesterday to Penny Lane para violão solo e cordas, intitulada “Beatlerianas” do compositor cubano Leo Brouwer, com a participação do violonista Natanael Fonseca. “A ideia é promover o encontro entre duas linguagens únicas, distantes, mas com características surpreendentemente semelhantes, apreciar as famosas composições como Aria de Bach e Yesterday, dos Beatles”, citou.

Leo Brouwer é considerado o maior músico erudito cubano em todos os tempos. Compositor, maestro e guitarrista cubano contemporâneo, é um dos autores eminentes da música da guitarra clássica e as suas obras são executadas por guitarristas de todo o mundo, e também um fã dos Beatles.

Influenciando pela obra e genialidade do quarteto, em 1986 Brouwer escreveu a obra From Yesterday to Penny Lane, for guitarra and strings (para violão solo e cordas). Alguns clássicos foram transformados em uma espécie de ‘Suíte’ chamada também de “História dos Beatles”, um desenvolvimento dos arranjos das músicas feita originalmente para duas guitarras.

A obra é composta por sete canções do quarteto de Liverpool: Eleanor Rigby, Yesterday, She’s Leaving Home, Ticket to Ride, Got to get you into my Life, Here There and Everywhere e Penny Lane.

O programa

No programa do domingo, a Orquestra apresenta obras de J. B. Bach (Concerto Brandemburgo n.3 para cordas; Ária para cordas da Suite Orquestral n.3 Siciliana para cordas; Badinerie da Suíte Orquestral, Chaconne (da Partita n.2 para violino Solo )) de Villa-Lobos e Clarisse Assad (Bachianas Brasileiras n.5 para cordas/Aria (Cantilena)), e de Leo Brouwer (Um dia de novembro para violão e cordas; Suíte “From Yesterday to Penny Lane”, para violão solo e orquestra de cordas, com o solista Natanael Fonseca/violão).

A Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, sob direção de Evgueni Ratchev é considerada como um dos grupos camerísticos mais conceituados do país. Em seu repertório amplo e original, constam grandes obras de compositores brasileiros e internacionais. Contabiliza mais de 450 concertos realizados desde a sua fundação, participações em festivais de música, circuitos nacionais e estaduais, sete álbuns (CDs) gravados e vários prêmios nacionais.

O grupo atua no cenário nacional erudito e desenvolve os seus projetos com objetivo de executar música de qualidade e ao mesmo tempo participar de um movimento que descentraliza o acesso à cultura para formar novos públicos.

A XI Mostra de Música de Câmara é uma realização da Artis Colegium Associação Cultural com direção artística do violinista Evgueni Ratchev e coordenação geral de Irina Ratcheva. Conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e da Unimed Londrina. Tem apoio de Espaço Villa Rica, Folha de Londrina, CBN Londrina, UEL FM, Crillon Palace Hotel e Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.