Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dez cidades do Paraná recebem em 2015 o projeto nacional do Sesc, Sonora Brasil, que traz como tema central, as Violas Brasileiras

O Sesc Londrina Centro, recebe no dia 16 de agosto, a partir das 20h30, a primeira etapa do projeto Sonora Brasil, trazendo como tema as Violas Nordestinas.

Protagonista da 18ª edição do projeto, a viola brasileira chega ao Paraná para quatro etapas: viola caipira, nordestinas, de concerto e singulares.
A viola foi fundamental no desenvolvimento da música no Brasil e conquistou o gosto popular. “A viola é, reconhecidamente, um instrumento com uma brasilidade muito clara e todo o seu conhecimento está focado, principalmente, na da região Sudeste. Existem não só outras formas físicas do instrumento, como outros repertórios espalhados pelo Brasil”, revela o assessor técnico de Música do Departamento Nacional do Sesc, Gilberto Figueiredo.

Violas Nordestinas

O violeiro, violonista e compositor, radicado em Recife (PE), Antônio Madureira;  o compositor, violeiro e pesquisador do samba de roda do Recôncavo Baiano, Cássio Nobre, e o cantador e violeiro pernambucano, Ivanildo Vilanova, são os músicos convidados, expoentes em suas áreas e reconhecidos pela dedicação ao repertório tradicional deste instrumento, apresentam uma síntese da presença da viola na cultura nordestina.

O repertório a ser apresentado foi construído a partir da cultura musical da região Nordeste. “A Viola Nordestina está muito ligada ao repente, a Viola Machete, ao samba Chula, que é o samba de roda do Recôncavo Baiano. Seu repertório é próprio, construído a partir da cultura musical nordestina, que é o ponteado e outras expressões”, explica Figueiredo. A entrada é franca.

Sonora Brasil

O Sonora Brasil é um projeto temático do Sesc que tem como objetivos despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizem a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.

Segundo a gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc, Márcia Rodrigues, desde a sua primeira edição, em 1998, o projeto já recebeu cerca de 80 grupos, em mais de 3.900 apresentações pelo Brasil, alcançando um público superior a 520 mil espectadores.

Confira o calendário do Sonora Brasil em 2015, no Paraná:
Viola Nordestina, com Antônio Madureira, Ivanildo Vilanova e Cássio Nobre (PE/BA):
Sesc Água Verde (8/8); Sesc Paranaguá (9/8); Sesc Ponta Grossa (10/8); Sesc Guarapuava (11/8); Sesc Pato Branco (12/8); Sesc Medianeira (13/8); Sesc Maringá (15/8) e Sesc Londrina (16/8).
Viola Caipira, com Levi Ramiro e Paulo Freire (SP):
Sesc Água Verde (3/9); Sesc Paranaguá (4/9); Sesc Ponta Grossa (5/9); Sesc Guarapuava (6/9); Sesc Francisco Beltrão (7/9); Sesc Foz do Iguaçu (8/9); Sesc Maringá (10/9) e Sesc Londrina (11/9).
Violas Singulares, com Sidnei Duarte, Rodolfo Vidal e Maurício Ribeiro (MT/SP/TO):
Sesc Londrina (27/10); Sesc Maringá (28/10); Sesc Medianeira (30/10); Sesc Pato Branco (31/10); Sesc Guarapuava (1/11); Sesc Ponta Grossa (2/11); Sesc Paranaguá (3/11) e Sesc Água Verde (4/11).
Violas de Concerto, com Fernando Deghi e Marcus Ferrer (PR/RJ):
Sesc Água Verde (6/12); Sesc Paranaguá (7/12); Sesc Ponta Grossa (8/12); Sesc Guarapuava (9/12); Sesc Francisco Beltrão (10/12); Sesc Foz do Iguaçu (11/12); Sesc Maringá (13/12) e Sesc Londrina (14/12).

Silvia Bocchese de Lima/Asimp/Sesc/Pr

#JornalUnião

Cassio Nobreb - Foto Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.