Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto patrocinado pela Copel faz apresentações gratuitas no norte paranaense

Esta terça-feira (29) marca a retomada de um projeto que reúne arte, educação e prevenção de acidentes. O teatro “Histórias Eletrizantes”, patrocinado pela Copel, volta a se apresentar em escolas da rede pública de ensino para levar orientações de como usar a energia com segurança e sem desperdícios. A turnê tem apresentações gratuitas hoje e amanhã na Casa de Cultura de Santo Antônio da Platina, no Norte Pioneiro, e segue para mais cinco municípios, nos próximos dias.

De maneira lúdica e interativa, os atores Renata Voltolini e Carlos Augusto Oliveira interpretam os personagens Jacuí e Maricota, que conduzem o público pelas aventuras vividas na cidade fictícia de Raiolândia. O roteiro da peça destaca valores e atitudes de cidadania.

As apresentações são promovidas pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal e patrocinadas pela Copel através da Lei de Incentivo à Cultura. O projeto da turnê teve início em 2020 e foi idealizado para comemorar o aniversário de cinco anos do Histórias Eletrizantes, mas precisou ser interrompido devido à pandemia do novo coronavírus. Com a retomada, os atores pretendem completar as visitas previstas a um público de 12 mil crianças. Os eventos seguem todos os protocolos estabelecidos por cada município para a prevenção da Covid-19. 

As próximas cidades a receberem o espetáculo serão Abatiá (31 de março), Andirá (1 de abril), Astorga (11 de abril), Santa Fé (12 de abril) e Iguaraçu (13 de abril).

Iluminando Gerações 

Os personagens Jacuí e Maricota também protagonizam uma série de vídeos do programa educativo Iluminando Gerações, que já está na terceira temporada, no canal da Copel no YouTube. Os vídeos são postados toda quarta-feira, com dicas sobre como fazer o uso correto de diversos equipamentos elétricos através de música e brincadeiras. Criado ao longo da pandemia, o material audiovisual serve de apoio para educadores e irá complementar o retorno das palestras presenciais oferecidas pelo programa para os anos finais do Ensino Fundamental I.

A nova temporada é composta por nove vídeos, que abordam temas importantes como o uso seguro do celular, das tomadas e de ambientes úmidos, a forma correta trocar a lâmpada, o que fazer em caso de acidentes com eletricidade e como economizar energia.

Asimp/Copel

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.