Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A peça “Suave Napalm”, texto do escritor inglês, que foi apresentada em 2012, em Curitiba volta à cena no final destre mês no Indra dentro da programação do Fringe. As apresentações acontecem nos dias 31 de março, 01, 02, 03 e 04 de abril, sempre às 20 horas. A direção é de Paulo Barros e no elenco está a atriz Guenia Lemos e o ator Gustavo Lorenzo
 
Suave Napalm traz ao palco um exame sofisticado e comovente sobre o relacionamento de um casal que trava uma batalha verbal cheia de imaginação. Eles habitam um mundo de fantasia criado por eles mesmos e vivem como se estivessem em uma ilha deserta, onde contam histórias em um jogo de sedução e domínio.
 
Esta é mais uma oportunidade para se conhecer o fenomenal teatro contemporâneo inglês em uma moderna montagem realizada por artistas paranaenses a partir de um conceito e estética minimalista em que todos os signos contribuem como plataforma para a execução do texto.
 
Gustavo Lorenzo, que além de atuar foi o idealizador da montagem que estreou no Brasil em 2012 fala sobre a grande importância e força do texto de Philip Ridley. “A encenação do espetáculo foi proposta por sua contemporaneidade, ineditismo e principalmente pela atualidade dos temas, que propôe um exercício do teatro como espelho social e proponente de discussão comportamental. Suave Napalm valoriza a tradição da palavra como meio comunicador e incitador em um trabalho em que os atores enaltecem e fisicalizam o texto. A montagem trava um diálogo, discute e funde estéticas do teatro tradicional com o naturalismo e realismo do cinema e a implementação física do espetáculo possibilita uma proximidade muito grande da plateia com os atores, tornando a experiência teatral mais contundente”, diz.
 
A direção do espetáculo é do paulista Paulo Barros e traz no elenco Gustavo Lorenzo e Guenia Lemos. Tradução do texto: Gustavo Lorenzo. Direção de Movimento: Carmen Jorge. Iluminação: Paulo Mion Cenografia: André Largura e Giovana Kimak Realização e produção: Gustavo Lorenzo Produções Ltda.
 
Sobre o autor:
 
Philip Ridley nasceu em Bethnal Green no East End de Londres onde ele ainda vive e trabalha. Escreveu seu primeiro romance aos sete anos de idade. Estudou pintura na St Martin’s School of Art e exibiu seu trabalho por toda a Europa. Ridley também começou seu próprio grupo de teatro quando estudante, atuando em muitas das produções. No mesmo período realizou vários curtas metragens de arte. Como romancista inclui em seus trabalhos: Crocodilia (1988), In the Eyes of Mr. Fury (Penguin, 1989), Flamingoes In Orbit (Hamish Hamilton, 1990) e três romances para crianças: Mercedes Ice (Collins, 1989), Dakota of the White Flats (Collins, 1989) e Krindlekrax (Jonathan Cape, 1991) que ganharam o prêmio Samrties Prize Children’s Fiction e o prêmio W. H. Smith Mind – Boggling Book Award. Suas peças escritas para a Rádio BBC são: October Scars The Skin, The Aquarium Of Coincidences e Shambolic Rainbow. Peças para teatro: a premiada “The Pitchfork Disney”que estreou no Bush Theatre em Londres em 1991 e foi apresentada em Nova York em 1999. Em maio de 1992 sua segunda peça “The Fastest Clock in The Universe” estreou no Hampstead Theatre em Londres sob grande sucesso de crítica e foi premiada com o Evening Satandard MOst Promising Newcomer Award, Time Out Theatre Award, Meyer Whitworth Award para novos escritores de teatro, O Critic’s Circle Award para mais promissor autor de teatro. Cinema: seus dois curtas metragens - Visiting Mr. Beak (1987) e The Universe os Dermot Finn (1988) – foram seguidos pelo roteiro de Os implacáveis Krays (1990) e seu debut como escritor e diretor de cinema foi o muito controverso “O Reflexo do Mal (1990)”, com o qual recebeu onze prêmios internacionais e foi votado um dos Dez Melhores filmes Teen de 1991 pelo L.A. Times, e fez com que seu diretor fosse descrito pela Revista Rolling Stone como um visionário. Em 1991 Ridley ganhou o prêmio Evening Standar Film awards como o mais promissor cienasta inglês. Seu filme “Paixões na Floresta “THE PASSION OF DARKLY NOON” (1995) foi lançado em 1996. Seu terceiro trabalho como roteirista e diretor no filme “Heartless”, estreou em maiode 2010 na Inglaterra e em Novembro de 2010 nos Estados Unidos e ganhou o Gold Prize no After Dark Film Festival de Toronto.
Após um hiato de três anos sem escrever para teatro, em 19 de abril de 2011 no SouthWark Playhouse em Londres aconteceu a estreia mundial do espetáculo “Tender Napalm”, dirigido por David Mercatali e estrelado por Vinette Robinson e Jack Gordon com sucesso absoluto de crítica e público. Tender Napalm foi indicada ao prêmio de melhor espetáculo no London Festival Fringe Award de 2011 e deu origem à montagem paranaense de “Suave Napalm”.
 
Judite da Luz dos Santos/Asimp/CCTG
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.