Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) oferece serviço de assessoria à comunidade artística da região. O projeto Plantão do Artista foi desenvolvido para ajudar os artistas que não têm acesso à internet ou que não sabem usar as novas tecnologias e por isso deixam de participar dos editais de fomento. A ação visa também estimular a participação dos artistas da região nos mais diversos concursos culturais do país.

Ao ser publicado um novo edital ou concurso relacionado à cultura, o projeto divulga informações e se coloca à disposição para ajudar os artistas. “O artista procura o Galpão Cultural com o seu projeto, finalizado ou não, e nós damos orientações de como submetê-lo aos editais e, se for o caso, também ajudamos o artista a realizar sua inscrição”, explica o diretor de Cultura da PROEC, James Rios.

Atualmente, o Plantão do Artista está realizando orientações sobre o edital Cultura Feita em Casa, da Secretária de Estado da Comunicação Social e da Cultura, do Governo do Paraná, que recebe inscrições até o dia 27 de julho; e também oferece orientações preliminares sobre a Lei Aldir Blanc (14.017/2020).

O edital Cultura Feita em Casa (SECC -PR) vai selecionar conteúdos digitais artísticos e culturais autorais já finalizados, para exibição, por meio de plataformas de streaming e mídias socias do Governo do Paraná. A obra deve ser material audiovisual ou áudio, com duração de 15 a 30 minutos e classificação indicativa de até 12 anos. Os conteúdos selecionados serão licenciados para exibição pelo prazo de 24 meses.

Já a Lei Aldir Blanc (14017/2020) prevê, em caráter emergencial, recursos para Estados e municípios com o objetivo de auxiliar o setor cultural, artistas, coletivos e empresas que atuam no setor que foi amplamente afetado pela pandemia do novo coronavírus.

O atendimento, que é gratuito, está sendo realizado de forma presencial, toda terça-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, seguindo as normas de saúde e distanciamento social vigentes, e de forma virtual, às quintas com agendamento pelo telefone (43) 999123167. O Plantão do Artista atende no Galpão Cultural Romano Nunes, localizado na rua Antônio Lemos s/n, em frente ao PROVOPAR, em Jacarezinho.

Tiago Angelo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.