Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Serão apresentados os espetáculos “AutoEscavo”, nesta quinta (17), e “O Pássaro Azul” no sábado (19); projeto é patrocinado pelo Promic

A Vila Usina Cultural realiza, nesta semana, as duas últimas transmissões de espetáculos on-line do projeto Ocupação Usina Cultural. Por meio do festival, iniciado em maio, dez companhias de teatro ganharam a oportunidade de se apresentar novamente, ao vivo, em um palco de teatro. Mesmo sem a presença de público, por conta da pandemia, as equipes estão podendo reviver a sensação de produzir um evento em tempo real, levando suas expressões artísticas para qualquer pessoa conectada à internet.

Nesta quinta-feira (17), às 19h, o público está convidado a assistir a apresentação AutoEscavo, com performance solo do artista Erick Santos, que conta, canta e dança suas histórias, em busca das alterações advindas das memórias e imaginação nos atos de desbravar e descortinar a colonização imposta.

A montagem trata das trajetórias, dores e glórias conquistadas vida a vida, fala da possibilidade de atualizar as memórias do protagonista com a arte e através dela, efetivando, por fim, a descolonização. A transmissão irá ocorrer pelo canal de YouTube da Usina Cultural.

Conforme indaga a produção, no texto de divulgação do espetáculo, “o que pode, então, um corpo preto fazer em estado de performance? Derramar o choro dos ancestrais? Gritar como um guerreiro faria? Cantar cantigas? Contar histórias de rainhas, reis, guerreiros e guerreiras e de seres com extrema ligação com a natureza? Este corpo dança essas memórias, as encontras e (re)cria junto a sua ancestralidade com o viés contemporâneo da performance”.

A cena resulta da pesquisa em Diáspora Africana, sobre memórias e o sagrado, performance e a fronteira do teatro e dança de Erick Santos.

O artista, responsável pela concepção, direção e performance, também fará um bate-papo transmitido on-line para conversar com o público e falar mais sobre o processo de criação da cena apresentada. O encontro virtual está previsto para ocorrer logo após ao espetáculo, sendo que a data, horário e demais detalhes ainda serão informados pelas redes sociais da Usina Cultural, pelo Facebook e Instagram.

Para o diretor de produção e programador da Usina Cultural, Eddie Mansan, o resultado do festival, até o momento, já superou as expectativas, trazendo boas novidades, incentivando os grupos e movimentando a cena teatral local. “Ver o projeto alcançando êxito, junto às companhias de teatro, é muito animador. O sentimento bom de reconexão com o teatro ao vivo, no palco, foi unânime. E está sendo possível atrair um público diversificado pela internet, sendo que tivemos a preocupação em desenhar uma programação que contemplasse diferentes faixas etárias e produções para todos os gostos. Houve espetáculos para adultos, com classificação intermediária, e outras focadas para as crianças. Tivemos uma participação positiva de público conectado ao vivo, e ganhamos mais seguidores acompanhando nossas redes sociais. Convidamos todos para apreciarem os dois últimos eventos, que trazem abordagens e temas interessantes”, destacou.

Sábado (19)

A apresentação de encerramento do festival do projeto Ocupação Usina Cultural será neste sábado (19), às 17h, com o espetáculo O Pássaro Azul, dirigido e encenado pelos marionetistas Hanny Reis e Gustavo Bertin.

Ao terminar de ler uma história, a marionete protagonista adormece e embarca em uma viagem-sonho onde encontra um pássaro que a leva a uma aventura por lugares fantásticos, onde imaginação e realidade coexistem. Durante esse sonho, o boneco descobre que a fronteira entre a realidade e a fantasia pode ser quebrada quando o mundo sensível do Teatro de Bonecos se mistura ao universo mágico da literatura. O espetáculo refere-se ao prazer proporcionado pela leitura, ao encontro com a criatividade e à busca de emoções perdidas dentro de cada um.

Os marionetistas Hanny Reis e Gustavo Bertin usam técnicas de animação claras e constantes com um simbolismo aberto. A iluminação é um elemento que contribui para o jogo cênico e a criação da fantasia. Uma peça adequada à imaginação das crianças, mas não exclusiva para esse público, afinal os adultos também precisam viajar para o mundo dos sonhos e da fantasia.

A transmissão será feita, ao vivo, também pelo YouTube da Usina Cultural. Os artistas que protagonizam a peça terão um momento de bate-papo on-line com público, com agenda a ser confirmada e divulgada pela Usina Cultural.

Medidas de segurança 

Todos os cuidados referentes à pandemia vêm sendo tomados pela organização da Usina Cultural, incluindo a higienização de ambientes do espaço físico por uma empresa certificada. “Estamos respeitando todas as medidas sanitárias e de segurança ao receber as equipes dos grupos de teatro, com limpeza adequada e poucas pessoas participando. Felizmente, durante todo o festival, desde 20 de maio, não tivemos nenhuma surpresa desagradável relacionada à pandemia ou caso positivo de Covid-19 entre os envolvidos. Isso nos motivo a, pouco a pouco, conforme a situação da pandemia, retomar a programação de ensaios, entre outras atividades na vila cultural”, concluiu o produtor Eddie Mansano, da Usina Cultural.

Patrocínio do Promic

O projeto Ocupação Usina Cultural, assim como a própria Vila Usina Cultural, são patrocinados exclusivamente pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.