Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Grupo vai se reunir para realizar atividades voltadas à construção de livros; Oficina de Encadernação abre turmas durante todo ano

Núcleo de Comunicação/PML

O Grupo de Pesquisa e Criação Guardadores de Livros está com programação aberta. Os encontros vão acontecer todas as sextas, a partir de amanhã (14), das 14h às 17h, na Vila Cultural Alma Brasil, rua Mar Del Plata, 92. O grupo irá se reunir até o final do ano, com a proposta de realizar atividades voltadas a produção de livros, como encadernação, desenho, gravura, diagramação, escrita, ou seja, todo desenvolvimento do livro, incluindo a capa e a parte interna. Os encontros são gratuitos e não é necessário fazer inscrição, apenas ligar e informar o nome do participante, no número 3326-2672. A idade mínima para participação é de 12 anos e não há limite de vagas.

O grupo faz parte do projeto Oficina de Construção Artesanal de Livros, que recebeu incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e é ministrado pelos artistas plásticos Adriana Siqueira, Elias de Andrade e Márcio Diegues. Adriana Siqueira informou que os participantes vão pesquisar e produzir trabalhos individuais e coletivos, e lembrou que, no ano anterior, o grupo ocupou um espaço na Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL), divisão de artes plásticas, para apresentar a produção da turma feita durante todo ano.

Outro projeto ministrado pela artista plástica Adriana Siqueira, que já está em andamento, é a Oficina de Encadernação. Ele integra o projeto Oficina de Construção Artesanal de Livros e consiste em oficinas voltadas tanto para o público em geral, quanto para turmas específicas, como crianças e idosos. A próxima oficina será realizada no Centro de Convivência para Pessoa Idosa, de 25 de março a 6 de maio, às terças-feiras, das 14h às 17h, com 15 vagas disponíveis. No mesmo local, no segundo semestre, a oficina vai disponibilizar mais 15 vagas.

Em maio, outra oficina acontece no Museu Histórico de Londrina e é voltado para adolescentes atendidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS2) e, no segundo semestre, mais uma turma será montada no Museu de Arte de Londrina, com 10 vagas disponíveis para o público em geral, a partir dos 10 anos, no dia 14 outubro a 18 de novembro, às terças-feiras, das 14h às 17h. O investimento será de R$ 10,00 e a inscrição pode ser feita no telefone 3337-6238. A artista plástica informou que cada encontro possui três horas de duração, onde o participante pode escolher três técnicas a serem desenvolvidas no período, como técnicas de costura, projetos pessoais, álbum de fotos, caderneta simples, entre outros. Ao final da oficina, os alunos vão receber certificado, um CD com as fotos das aulas e uma pequena apostila com técnicas de costura, como ponto corrido ou comercial, oriental e copta.

A oficina de encadernação abre turma específica para crianças a partir dos seis anos, no próximo mês. Quatro grupos serão montados na Biblioteca Infantil, Avenida. Rio de Janeiro, 413. A oficina é gratuita e o número de vagas e a carga horária variam por turma. O primeiro grupo será iniciado no dia 14 de abril com término no dia 17 do mesmo mês, das 14h às 17h, e terá programação especial voltada para a semana de Monteiro Lobato. São 10 vagas disponíveis e para se inscrever basta ligar no telefone 3371-6550. As outras três oficinas vão acontecer no segundo semestre e serão intensivas de férias. Uma terá programação especial voltada para a semana do dia das crianças. O planejamento para a última oficina para esta faixa etária está marcado para acontecer na Vila Cultural Grafatório, em outubro.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.