Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante os meses de junho e julho, as atividades da Vila Cultural Flápt oferecem para as crianças o folguedo Pastoril com o tema “O Mundo Rural”. São ao todo 12 atividades que, de alguma, forma vão trabalhar estes tema. No dia 25 de julho haverá a encenação do Pastoril com uma quadrilha de festa caipira e apresentações artísticas. A Vila Cultural Flápt tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultural, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e fica na rua Vergílio Perin, 935, Conjunto Aquiles Stenghel.

Este é o segundo eixo de trabalho da Vila no ano e culminará em uma apresentação multicultural que terá foco na encenação do folguedo. O Pastoril é uma festa de origem portuguesa que se tornou comum no Nordeste do Brasil. Nela é encenada a viagem das pastoras e pastores até Belém, onde nasceu  Jesus. As atrações deste folguedo são os personagens da Diana, Mestra, Contramestra, Borboletas, Cigana, o Anjo e a Estrela; os Pastores, o Velho entre outros.

Cada oficina realiza uma apresentação ou participação na encenação do Pastoril. O curso de espanhol vai trazer a dança popular do tango com alguns personagens do folguedo. As crianças do Clube do Livro vão realizar a encenação do casamento na roça. Os alunos da Capoeira vão fazer uma roda de samba utilizando os instrumentos da luta como tambor e pandeiro. Para finalizar a grande apresentação, participam o projeto Faces de Londrina e o Hip Hop.

Segundo a coordenadora de espaço da Vila, Miriam Andrei, o objetivo é fazer com que as crianças valorizem a cultura rural, falando sobre as tecnologias que se usava na época, a convivência na roça, crenças e lendas rurais. “Queremos despertar a valorização de uma das culturas populares presentes até hoje no nosso país”, afirma. Com o Pastoril, as crianças vão aprender que a cultura do Brasil é diversificada. “Vamos trabalhar com um folguedo que veio da cultura europeia e que também contribuiu para a formação da cultura popular brasileira, assim como a africana”, ressalta.

O primeiro eixo do ano trabalhou a cultura afro-brasileira do Maracatu, e teve como tema a valorização das mulheres. O terceiro eixo vai ser o Moitará, da cultura indígena, indo ao encontro da proposta da Vila que versa sobre a aplicação das leis 10.639/03 sobre o ensino da cultura de matriz africana, e da 11.645/08 sobre o ensino da cultura indígena em todos os níveis da educação. Os professores interessados podem entrar em contato com Vila, pelo telefone (43)9609-1166 ou (43)8418-7948.

Núcleo de Comunicação/PML
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.