Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste sábado (26), às 20 horas, a Vila Cultural Grafatório apresenta a exposição “Líquido que nem pedra” sobre a contemporaneidade. A iniciativa marca o encerramento das atividades de 2016 e será realizada na Avenida Paul Harris, 1.575 com direito à discotecagem do projeto Emporio da Keiko. A entrada é franca. A Vila Cultural conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

A exposição faz parte do projeto Expografias, que selecionou artistas de todo o Brasil para exporem seus trabalhos na Vila Cultural Grafatório. Nesta terceira edição, conta com obras de Anderson Monteiro, Pilar Rocha e do Coletivo Traço. Nela, os artistas demonstram, por meio da arte, os desafios da contemporaneidade. Para isso, eles exploram, plasticamente, o imaginário simbólico da rocha.

O artista Anderson Monteiro, de Londrina, apresenta o “Passado para o futuro”, com naturezas-mortas feitas com grafite, óleo de linhaça, pó de chaminé e tinta a óleo. Esses materiais corroem o papel criando uma terceira margem, ou seja, um lugar de tensão, entre desenho e pintura, materialidade e vazio, perenidade e finitude.

Já o Coletivo Traço, de Porto Alegre, expõe o “Traço – pulso primordial”, em que a instalação reúne desenhos em grafite, crayon e óxido de ferro, em diálogo com fotografias de pinturas rupestres e textos. A obra parte do conceito de desmontagem, caro ao surrealismo, e é inspirada na noção de “imagem em movimento”, de Aby Warburg.

A artista Pilar Rocha, do Rio de Janeiro, reúne obras de diversas séries. São desenhos feitos apenas com furos de diferentes agulhas que formam galáxias e texturas minerais sobre papéis. É o procedimento que a artista chama de “medotologia da ostra”, na qual a repetição de camadas, com o passar do tempo, forma uma imagem pelo acúmulo de furos, lembrando a textura de uma pedra pome.

N.Com

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios