Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Disponível até 31 de maio, exposição reúne diversos trabalhos produzidos por artistas gráficos, escritores, quadrinistas e fotógrafos durante a trajetória do espaço

Com o objetivo de comemorar seus 10 anos de existência, completados em 2022, a Vila Cultural Grafatório lançou, no dia 31 de março, a exposição on-line “Sobras Completas” (clique aqui para acessar). Disponível até 31 de maio, o website proporciona um percurso aleatório composto por diversos trabalhos e fragmentos poéticos elaborados por artistas gráficos, escritores, quadrinistas, gravuristas, fotógrafos e editores ligados ao espaço cultural durante sua trajetória (leia mais abaixo).

Para desenvolver a mostra, os responsáveis abriram as gavetas das mapotecas do Grafatório, catalogaram as obras e acessaram visualmente todo o acervo compilado. De acordo com a integrante do Grafatório e curadora da exposição, Carolinaa Sanches, a curadoria da ação não foi realizada da forma convencional, não estando atrelada a temas ou hierarquia nos trabalhos.

“A ideia é trazer à tona o papel e a importância que o acaso têm tanto para os encontros quanto para a experimentação artística. Por isso, é o acaso quem fez a curadoria desta exposição virtual. Não busquei nenhum tipo de representação, e o único gesto mais intencional foi o recorte das obras do acervo”, frisou.

Ainda segundo ela, a exposição foi organizada a partir de procedimentos que valorizam o acaso como técnica artística, como o “cadáver esquisito” e os cut-ups. Sanches ressaltou que a diagramação do website foi feita pelo membro do Grafatório e designer Pablo Blanco, mas tanto a curadoria quanto a sequência expográfica foram pensadas coletivamente. “Já os textos que integram a mostra foram criados no estilo ‘escrita automática’, através de uma abordagem surrealista, e remetem a acontecimentos vividos durante os dez anos do Grafatório”, salientou.

A Vila Cultural Grafatório recebe patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Outras atividades – Atualmente, o Grafatório recebe pessoas interessadas em utilizar o seu ateliê, localizado na Avenida Paul Harris, 1575, mediante agendamento prévio. No fim deste mês, o espaço deverá se mudar para uma nova sede, localizada na região central.

Para o segundo semestre de 2022, o Grafatório prevê diversas atividades como o 6° Festival Dobra de Arte Impressa, exposições, oficinas, shows, performances e uma feira de impressos com a participação de artistas e editores de Londrina e outras cidades. Além disso, também estão previstos diversos lançamentos editoriais.

Autores das obras

Entre outros artistas e coletivos, a exposição “Sobras Completas” conta com obras de Eustáquio Neves, Fábio Zimbres, Paulo Bruscky, Júlia Rocha, Sarah Uriarte, Editora Noa Noa, Polvilho Edições, Beto Shibata, Coletivo Ocupeacidade e David Magila. Também estão presentes londrinenses como Pedro Pinotti, Beto, Karina Rampazzo, Elias de Andrade, Alexandre Makiolke, Rafael Parisotto, Guilherme Gerais, Edson Vieira, Carolinaa Sanches, Pablo Blanco e muitos outros.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.