Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O "Luar do Sertão", com exibição na terça-feira (15/3), às 20h, recebe um artista considerado pela crítica como um dos expoentes da música regional brasileira. Trata-se do violeiro e compositor mato-grossense João Ormond. No programa da TV Aparecida, ele vai conversar sobre carreira com padre Paulinho e cantar algumas canções. Entre elas estão: "Reduto de Violeiro", "Valente Coração", "Eu Nasci com Asas" e "O Rio A Rede e o Pescador".

A produção também destaca João Ormond no quadro Assuntando a Viola. Nele, o artista vai falar sobre a viola de cocho. Ele explicou como funciona e um pouco da história do instrumento, já que é uma viola famosa na região da Baixada Cuiabana e Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

E no quadro Poema, padre Paulinho vai recitar "Confidência do Itabirano", de Carlos Drummond de Andrade.

Sobre o convidado:

João Ormond também é pesquisador e historiador formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Atualmente reside aos pés da Serra do Japi,  em Jundiaí (SP), e divulga pelo Brasil as riquezas dos ritmos pantaneiros. Segundo opinião do antropólogo e poeta mato-grossense Gilton Mendes, "a obra de João Ormond, é uma das mais expressivas revelações da paisagem poético-musical do Mato Grosso, revelando uma hibridação de sons e composições que sintetizam o que há de mais fino na chamada música popular brasileira, arranjada no choro lírico da viola de pinho...". Com um ponteado ímpar e harmônico, João mostra a mistura da música cabocla com a música popular brasileira, destacando a viola como instrumento polivalente e universal; tocando modas e toadas, chamamés e guarânias, ritmos da fronteira mato-grossense.

Vera Jardim/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.