Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Espetáculo gratuito comemora os 50 anos do movimento tropicalista

As músicas da Tropicália ganham uma nova cara no show que a Vitor Gorni Orquestra realiza nesta sexta-feira (26), na Concha Acústica, em comemoração aos 50 anos do movimento tropicalista, que ajudou a mudar o rumo da música brasileira. O espetáculo “Vitor Gorni Orquestra interpreta: a Tropicália” vem com repertório que inclui arranjos instrumentais de canções de nomes como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Ben, Os Mutantes, Tom Zé e Torquato Neto. A apresentação é gratuita e será às 18h.

A Vitor Gorni Orquestra surgiu da Londrina Big Band, criada pelo saxofonista Vitor Hugo Gorni em 1994. A formação atual do grupo tem três saxofones, dois trompetes, trombone, bateria, baixo, guitarra e piano. Os integrantes são Vitor Gorni, Lincoln Rodrigues e Wesley Cesar Florencio (saxofones); Marcio Souza e Newton Cesar Florencio (trompetes); Luciano Torres (trombone); André Campelo (guitarra); Mateus Gonsales (piano); Gabriel Zara (contrabaixo) e Rafael Torrente (bateria). O show ainda terá as participações especiais de Paulinho Schoffen (voz) e André Gião (guitarra).

O grupo escolheu para o espetáculo músicas como “Domingo no parque”, “2001”, “Tropicália” e “Baby”, que levaram uma proposta musical contestadora para a época, entre 1967 e 1968. Vitor Gorni explicou que as produções tropicalistas misturavam elementos da música popular brasileira e do rock moderno. “Pela primeira vez foram utilizadas as guitarras elétricas na MPB, misturando-se com os instrumentos tradicionais, com arranjos modernos dos maestros Rogério Duprat e Júlio Medaglia, utilizando cordas, sopros, guitarras elétricas, contrabaixo elétrico, bateria, criando um novo estilo de MPB”, comentou.

O show é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e do Cottonet-Clube de Maringá, com patrocínio da Viapare do Instituto Cultural Ingá. Em Londrina, o evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.