Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Domingo dia 10 a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) abre a temporada de 2013 com um concerto no Guairão às 10h30, sob a regência do maestro Osvaldo Ferreira, e traz ao palco a conceituada violinista polonesa, Patrycja Piekutowska. Participa também a pianista Analaura de Souza Pinto, integrante da OSP.

Neste primeiro concerto de 2013, o bicentenário dos compositores Richard Wagner (1813-1883) e Giuseppe Verdi (1813-1901) também serão lembrados. É de Wagner a obra, Prelúdio de morte de amor de Tristão e Isolda, que abre a apresentação. A ópera e considerada um marco na história da música. Abertura de Vesperas Sicilianas do compositor italiano Verdi encerra a apresentação. A peça de abertura da ópera foi composta em francês, mas é frequentemente executada na tradução italiana. Estreou na Ópera de Paris em 13 de junho de 1855.

Do compositor polonês Henryk Mikolaj Górecki (1933-2010) será apresentado o Concerto Notturno para violino e orquestra de cordas, escrita por encomenda da “Musica Viva Musica Society”, em 2001. A peça alcançou grande popularidade e prestigio e já foi apresentada por grandes violinistas como Kaja Danczowska, Patrycja Piekutowska e Bakowski Krzysztof.

Outro compositor polonês, Witold Lutoslawski ( 1913-1994) também será lembrado neste concerto. Sua peça, Partita para violino e orquestra com piano “obligato” é uma das mais importantes do seu repertório. Foi escrita em 1984 para o violinista Pinchas Zukerman, diretor artístico da Saint Paul Chamber Orchestra e para o pianista Marc Neikrug, estreou em janeiro de 1985.

Patrycja Piekutowska – violinista

Piekutowska é um das mais renomadas violinistas da atualidade. Formada em Varsóvia, na Universidade de Música Frederic Chopin, em 2007 obteve o título de Doutora em Arte Musical. Já se apresentou em países como Argentina, Uruguai, Chile e Peru, Dinamarca, India, China, Kuwait, Tunísia e África do Sul. No ano passado, fez muitos concertos em homenagem ao 75° aniversário de Penderecki nos Estados Unidos, Alemanha, Irlanda, Venezuela e Polônia. Em janeiro de 2009 tocou em Curitiba e ministrou aulas no 27° Festival Oficina de Música.

Analaura de Souza Pinto - pianista

Ana Laura é integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná, onde atua como solista desde 1985. Tem intensa atividade e longa experiência em música de câmara, corepetição e didática musical. Em 1990 foi uma das solistas convidadas do concerto comemorativo ao Centenário dos Pianos Essefelder, no Teatro Guaíra. Participou em várias Oficinas de Música de Curitiba.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios