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Terminal Afonso Pena emplacou nota média de 4,52 em uma escala de 1 a 5; essa foi a melhor avaliação já registrada pela Pesquisa Trimestral da Secretaria de Aviação Civil, que começou em 2013

O Aeroporto Internacional de Curitiba – Afonso Pena, no Paraná, é, pela terceira vez consecutiva, o terminal de passageiros mais bem avaliado do Brasil, na opinião dos viajantes. A nota atribuída pelos passageiros também foi a mais alta já registrada pela série histórica da Pesquisa Trimestral de Satisfação, realizada pela Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República desde 2013. O terminal recebeu nota média de 4,52 (numa escala de 1 a 5), após oito altas consecutivas no desempenho em relação a si mesmo.

O terminal apresentou a melhor performance em 17 das 48 categorias da pesquisa, que analisa os 15 aeroportos brasileiros responsáveis por 80% da movimentação dos passageiros. Além disso, Curitiba teve 40, dos 48 indicadores medidos trimestralmente, com notas acima de 4, meta de desempenho estabelecida pelo governo federal. Entre os destaques estão itens relacionados à bagagem, como “velocidade da restituição”, “integridade” e “informação nas esteiras de restituição” (4,63, 4,74 e 4,87, respectivamente). As médias dos itens sensação de proteção e segurança (4,71) e disponibilidade de sanitários (4,62) também aparecem no topo da lista.

A nota do aeroporto vem mantendo a curva de ascensão desde o 1º trimestre de 2014, quando a nota registrada para a satisfação geral do passageiro foi de 4,04.

“Os indicadores revelam muito além dos números: a aprovação do serviço de transporte aéreo no País nunca foi tão popular. Há três anos assumimos a missão de ouvir o passageiro e todas as ações de gestão e melhoria de infraestrutura, serviços e atendimento hoje são guiadas pela opinião do usuário. Esta é a prova de que nem governo nem iniciativa privada trabalham sozinhos: a melhor estratégia é sempre a integração, especialmente em um setor de alta complexidade como este”, comemora o ministro da Secretaria de Aviação, Guilherme Ramalho.

Ao todo, 48 índices de satisfação são medidos trimestralmente. Para a edição do 4º trimestre de 2015, foram consultados 13.241 passageiros nas áreas de embarque e desembarque de 15 aeroportos brasileiros, que concentram 80% da movimentação dos terminais aéreos do País. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5%. Os resultados geram relatórios personalizados, que são enviados aos 15 aeroportos pesquisados. A ferramenta, construída com base na opinião dos passageiros, se transformou em aliada no diagnóstico, administração e gestão aeroportuária no país, subsidiando há 3 anos a melhoria da oferta de serviços no transporte aéreo brasileiro.

Asom/Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República

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