Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento contou com a participação da ministra Gleisi Hoffmann e outras autoridades ligadas ao cooperativismo no Paraná
 
Iris Alessi e Kely Bezerra/Agência Notícias PR
 
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann ressaltou a importância das cooperativas paranaenses não somente para o estado, mas também para o Brasil. “O cooperativismo paranaense é muito forte. É uma referência no desenvolvimento das cooperativas do Brasil como um todo”, disse. Gleisi participou na sexta-feira (06) do Encontro Estadual de Cooperativas Paranaenses promovido pelo Sistema Ocepar. “É um evento para comemorar, para integrar, para fazer um balanço do sucesso que as cooperativas paranaenses tiveram ao longo desse ano”, completou. A ministra se disse muito orgulhosa do sistema cooperativista do Paraná.
 
No Encontro, foram divulgadas as conquistas do cooperativismo paranaense no ano. Atualmente, segundo dados da Ocepar, há no Paraná mais de 230 cooperativas que atuam em 10 diferentes ramos (agropecuário, crédito, consumo, habitacional, educacional, infraestrutura, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer) registradas no Sistema. Essas cooperativas representam mais de um milhão de cooperados.
 
O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, apresentou o balanço dos principais resultados do ano de 2013. O setor alcançou movimentação econômica 12% acima de 2012, quando o faturamento foi de R$ 38,5 bilhões. A estimativa do Sistema é que o faturamento de 2013 alcance R$ 43 milhões. Koslovski enfatizou o papel das cooperativas no Paraná. “Quando analisamos o cooperativismo no Paraná, o sentimento é de que as cooperativas vêm exercendo um papel fantástico, com um crescimento médio, nos últimos dez anos, acima de 12% ao ano, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e das regiões onde atuam”, afirmou o presidente.
 “Mais de 55% da movimentação agrícola do Paraná já passa por cooperativa e essas cooperativas têm conseguido gerar progresso, estabilidade e renda, primeiro para o cooperado que é o integrante da cooperativa e depois na comunidade, gerando emprego trabalho e renda. Mantendo essa renda dentro da região”, salientou o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas.
 
Em seu pronunciamento, Gleisi deu um destaque ao cooperativismo agrícola do Paraná. A ministra agradeceu a colaboração da Ocepar na construção de políticas públicas voltadas à agricultura brasileira. “O Plano Safra 2013/14, eu não tenho dúvidas que é o melhor Plano da nossa história da agricultura e o sucesso que é porque nós tivemos a colaboração de vocês.”
 
Koslovski agradeceu à ministra Gleisi pelas ações voltadas e programas lançados neste ano pelo governo federal. O presidente destacou como exemplo o programa de armazenagem, inserção dos agricultores no financiamento de caminhões, aumento dos recursos do Prodecoop, desoneração da carga tributária na cadeia de avicultura e a aprovação do fundo garantidor do cooperativismo. O Encontro reuniu cerca de duas mil pessoas entre dirigentes de cooperativas, colaboradores, cooperados e seus familiares e convidados.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios