Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pesquisa da Amcham também aponta que 65% dos empresários não terão negócios afetados durante indefinição nas eleições norte-americanas

A aproximação comercial com os Estados Unidos é questão prioritária na agenda dos principais executivos do Paraná, aponta pesquisa da Câmara Americana de Comércio (Amcham-Curitiba), ​durante encontro do Comitê Estratégico de CEOs & Chairpersons, da Amcham. Na ocasião, 55 presidentes e diretores de empresas do Paraná se reuniram com o Cônsul-Geral norte-americano, Ricardo Zuniga, para debater a relação Brasil/Estados Unidos.

​Mais de quatro em cada cinco empresários e executivos pesquisados, ou 82% do total, avaliam como prioritária a intensificação das relações entre os dois países. Ainda sobre a aproximação, 76% consideraram a flexibilização nos acordos comerciais o principal tema a ser tratado pelo próximo governo norte-americano.

No encontro, Zuniga afirmou que o Brasil é peça-chave na aproximação dos Estados Unidos com os países das Américas. "Temos vários pontos em comum, como um forte estado democrático e presença marcante de diferentes grupos de imigração, e isso facilita muito o diálogo e o avanço na relação bilateral".

Em contrapartida, a indefinição das eleições presidenciais nos Estados Unidos não parece afetar diretamente os negócios no Paraná. Para 65% dos empresários que responderam a pesquisa, este momento não trouxe impacto nas perspectivas de investimentos.

A pesquisa constatou também que o estreitamento de laços com os Estados Unidos vai além das relações comerciais. Metade dos entrevistados afirmou que a prioridade é o intercâmbio comercial, mas outros segmentos também atraem os empresários paranaenses, como os setores Educacional (44%), Tecnológico (29%) e Regulatório (26%).

Segundo o Cônsul-Geral, os setores que possibilitam uma maior convergência entre os Estados Unidos e o Brasil são o da Tecnologia, Saúde, Infraestrutura, Energia e Agronegócio.

Informações Amcham-Curitiba

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios