Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Economia 23/03/2020  15h17

A importância de manter a DRE em dia

Os lançamentos financeiros periódicos são fundamentais para garantir a saúde financeira da empresa

Foto: Pixabay

Toda pessoa que possui um negócio formal, não importando se pequeno, médio ou grande porte, tem algumas obrigações administrativas a cumprir para que o empreendimento funcione na legalidade.

Uma delas é a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), escrituração contábil que registra o resumo financeiro dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa.

Trata-se de uma ferramenta de gestão simples, porém importante que permite verificar se um negócio está dando lucro ou prejuízo. Por lei, a documentação tem que ser feita anualmente. No entanto, algumas empresas optam por fazer mensalmente ou trimestralmente para tornar o processo ainda mais organizado e realinhar estratégias periodicamente.

Estrutura da DRE

Não existe um modelo único de DRE, depende da demanda e da preferência de cada empresa. Há uma estrutura básica que atende todas as situações.

O primeiro dado a ser informado é a receita bruta da empresa, ou seja, a soma de tudo que foi vendido naquele período.

Na sequência, vem os impostos relacionados às vendas que a empresa já pagou ou vai pagar.

O próximo item é a receita líquida, isto é, o resultado do cálculo da subtração entre a receita bruta e os impostos.

Logo depois entra o custo da mercadoria. Só entra aqui o custo dos produtos ou serviços vendidos.

Depois temos as despesas operacionais fixas, ou seja, o valor que a firma paga para manter seu funcionamento, independentemente do número de vendas.

Já as despesas variáveis ou despesas de vendas, são aquelas que a companhia realiza para efetuar a venda dos produtos.

O resultado operacional ou lucro operacional é o resultado direto das demais linhas. Tem ainda o campo de despesas e receitas diversas, que mostram positivos e negativos que não tenham relação direta com as operações da empresa como juros, multas e rendimento em aplicações.

A última etapa do demonstrativo é a que registra o resultado líquido do exercício: mostra o quanto que a empresa ganhou ou perdeu no período.

Mais do que uma obrigação legal, a DRE é fundamental para o sucesso do negócio porque permite uma análise detalhada das operações e da saúde financeira da empresa. Preencher os dados corretamente e não deixar as informações acumularem é muito importante para a tomada de decisões acertadas que vão garantir o sucesso e a longevidade do negócio.

DRE e Imposto de Renda

Não é só para a gestão que a documentação é importante. É também relevante para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica para aquelas empresas que atuam sob o regime tributário de Lucro Real, ou seja, aquele em que a tributação se baseia no resultado final da empresa no período de um ano.

Esse regime é obrigatório para empresas de grande porte, no entanto, alguns micro e pequenos empresários também optam por ele.

O Lucro Real considera a tributação por meio do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IPRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A tributação pode ser feita anualmente ou trimestralmente, dependendo da preferência da organização.

Portanto, na DRE, a empresa tem que discriminar a provisão para a Receita Federal. Deve calcular quanto irá pagar de Imposto de Renda para a Pessoa Jurídica naquele ano.

Normalmente, o Imposto de Renda sobre o Resultado Líquido é de 15%. Se o resultado ultrapassar R$ 20 mil por mês, o excedente é tributado em mais 10%.

Já a CSLL, que também tem que estar discriminada na Declaração de Resultados do Exercício, tem uma alíquota de 9% paras as pessoas jurídicas em geral e de 15% para aquelas que são instituições financeiras, seguros privados e de capitalização.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.